Repository logo
 
Publication

O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online

dc.contributor.authorSpilker, Maria João
dc.contributor.authorNascimento, Lauriza
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2014-03-28T17:15:33Z
dc.date.available2014-03-28T17:15:33Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractEste artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre o formato PechaKucha, quando em aplicação no contexto educacional. A proposta de atividade, de natureza voluntária, deu-se no âmbito de duas edições da Conferência myMPeL e confirma-se como momento de “celebração da aprendizagem” do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. Os estudantes do mestrado são incentivados a participar ativamente na conferência, sendo um dos objetivos a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, ocorrida ao longo do ano curricular do mestrado, como uma comunidade alargada. O formato de comunicações adotado prevê a apresentação de 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave. A realização da atividade foca, deste modo, a sua força inovadora, quer em nível do indivíduo aprendente, quer a nível institucional. A objetivação, portanto, é alcançar o melhoramento de capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”. Consecutivamente, propiciar a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. Projeta, igualmente, a imprescindível requisição em estreitar a relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral. Os resultados, deste estudo de caso, foram prospetados através de inquérito online, posteriormente, deu-se a aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação neste trabalho investigativo.por
dc.description.abstractThis article presents some reflections on the presentation format PechaKucha applied in the educational context. The proposed voluntary activity occurred within two editions of the “Conference myMPeL” and was confirmed as a moment of "celebration of learning" of the Masters Program on Pedagogy of Elearning. Students were encouraged to participate in the conference actively. One of the goals consisted on sharing, with an extended community, the representative works based on issues discussed during the year. The adopted format of communication requires the use of 20 slides every 20 seconds. The completion of the activity focuses on an innovative strength, either at the level of the individual learner, or at an institutional level. The objectification is to achieve an improvement of oral communication skills, "to present learning and to learn presenting”. Consecutively, the activity provides peer learning (or collective practice learning), based on a disruptive nature, contextual and situated. The activity promotes also a strong relationship between oral, written and visual elements. Images support the message or allegorically represent the oral message. The results of this case study were collected through an online survey. The measurement, systematization and treatment of the data which were gained are presented in this research work.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationSpilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, Lina - O poder dos PechaKucha [Em linha]: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-17por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3036
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectPechaKuchapor
dc.subjectPráticas educacionais disruptivaspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectLiteracia digitalpor
dc.subjectDisruptive educational practicespor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectDigital literacypor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleO poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso onlinepor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage17por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
person.familyNameJoão Spilker
person.familyNameMorgado
person.givenNameMaria
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-id4916-771B-1F66
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0003-1282-4691
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationce3a3344-cb9c-4983-8749-2850fb219c8e
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O poder dos PechaKucha artig..pdf
Size:
307.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
PDF-Artigo
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O poder dos PechaKucha aprest..pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: