Repository logo
 
Publication

Teste em duas fases, autorreflexão e pensamento crítico: uma proposta de avaliação alternativa

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorMonteiro, Teresa
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2019-05-24T11:07:15Z
dc.date.available2019-05-24T11:07:15Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Supervisão Pedagógica, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidde Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).pt_PT
dc.description.abstractA Avaliação, de acordo com as novas Teorias da Aprendizagem, assume-se como um processo complexo no qual se consideram aspetos fundamentais como, por exemplo, contextos familiares e socioeducativos, o envolvimento de atores educacionais, a negociação entre estes e a construção social do conhecimento. Neste sentido, o processo avaliativo entende-se, não como um produto seletivo e certificativo, mas como um instrumento ao serviço das aprendizagens. Pretendemos, então, aferir se, e em que medida, esta abordagem, de avaliação alternativa, nomeadamente pela aplicação do teste em duas fases, se traduz em aprendizagens significativas. Com este intuito, realizámos um estudo, durante um ano letivo, num estabelecimento escolar no distrito de Lisboa, junto de uma turma de alunos do 5.º ano, na disciplina de Língua Portuguesa. Assim, e após a fase de planificação da avaliação, aplicou-se o teste em duas fases, estratégia complementada com práticas de autorreflexão e de pensamento crítico pelos alunos. Metodologicamente, assumiu-se o estudo de caso num paradigma misto. A recolha de dados foi feita em quatro sessões, com recurso a grelhas de observação participante, em equipa, focada e armada, e a um inquérito por questionário. Da análise dos dados, através da estatística descritiva e da análise de conteúdo, evidencia-se uma evolução positiva na classificação obtida na segunda fase do teste e ainda a necessidade de intensificar as práticas de autorreflexão e de pensamento crítico pelos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana, Filomena; Monteiro, Teresa; Cardoso, Teresa - Teste em duas fases, autorreflexão e pensamento crítico: uma proposta de avaliação alternativa. In Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, 1, Braga, 2017 - "Congresso internacional ... [Em linha]: livro de atas". Organizado por Maria Assunção Flores [et al.]. [Braga]: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2017. ISBN 978-972-8952-45-7- 120-126pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8952-45-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8227
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://docs.wixstatic.com/ugd/41c4eb_bedffe9b6356448fbc9748c1063276e5.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleTeste em duas fases, autorreflexão e pensamento crítico: uma proposta de avaliação alternativapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage126pt_PT
oaire.citation.startPage120pt_PT
oaire.citation.titleAtas do I Congresso Internacional sobre Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolarpt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loureiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pestana_Monteiro_Cardoso_CIAASE_2017.pdf
Size:
337.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: