Repository logo
 
Publication

Contributos da pragmática intercultural para o estudo de práticas discursivas em ambientes multiculturais de aprendizagem do português língua não materna: estudo de caso

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Carla Aurélia de
dc.contributor.authorSimão, Paula
dc.date.accessioned2024-07-15T10:33:38Z
dc.date.available2024-07-15T10:33:38Z
dc.date.issued2024-06-19
dc.date.submitted2024-07-15
dc.description.abstractEste estudo pretende ser uma reflexão sobre as expressões de delicadeza típicas da língua portuguesa e a forma como elas são percecionadas e adquiridas por parte dos falantes não nativos. Para além disso, teve também como objetivo compreender de que forma é que o distanciamento linguístico (a familiaridade/o estranhamento) pode influenciar a aprendizagem da língua, especificamente, no que diz respeito às formas de tratamento, aquisição de vocabulário influenciado pelos falsos amigos e questões de delicadeza. Com as informações retiradas deste estudo, pretendeu-se desenvolver uma reflexão sobre as estratégias a adotar por parte do professor como mediador destas diferenças ou semelhanças e como utilizar esta reflexão em benefício da aprendizagem em Português Língua Não-Materna (PLNM).pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the expressions of politeness - typical of the Portuguese language - and how they are perceived and acquired by non-native speakers. It was also important to understand how linguistic distance (familiarity/strangeness) can influence language learning, specifically with regards to ways of addressing people, vocabulary acquisition influenced by false friends and ways of politeness. With the information gleaned from this study, the aim is to develop a reflection on the strategies to be adopted by the teacher as a mediator of these differences or similarities and how to use this reflection to benefit the learning in Portuguese as a Foreign Language (PLNM).pt_PT
dc.identifier.citationSimão, Paula - Contributos da pragmática intercultural para o estudo de práticas discursivas em ambientes multiculturais de aprendizagem do português língua não materna [Em linha]: estudo de caso. Lisboa: [s.n.], 2024. 127 p.
dc.identifier.tid203670671
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16232
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectDelicadezapt_PT
dc.subjectEstranhamentopt_PT
dc.subjectFamiliaridadept_PT
dc.subjectDistanciamento linguísticopt_PT
dc.subjectMulticulturalismpt_PT
dc.subjectPolitenesspt_PT
dc.subjectStrangenesspt_PT
dc.subjectFamiliaritypt_PT
dc.subjectLinguistic distancept_PT
dc.titleContributos da pragmática intercultural para o estudo de práticas discursivas em ambientes multiculturais de aprendizagem do português língua não materna: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPLNM_PaulaSimão.pdf
Size:
2.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: