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Avaliação da oferta alimentar em meio escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório com intervenientes-chave do setor

datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg12:Produção e Consumo Sustentáveispt_PT
dc.contributor.advisorMoura, Ana Pinto de
dc.contributor.advisorFranchini, Franchini
dc.contributor.authorMatos, Alexandra Sofia Vicente de
dc.date.accessioned2022-11-23T13:04:21Z
dc.date.available2022-11-23T13:04:21Z
dc.date.issued2022-10-14
dc.date.submitted2022-11-23
dc.description.abstractA alimentação é um dos fatores determinantes para o bem-estar e saúde humana. É na infância que os hábitos alimentares influenciam os comportamentos alimentares e a saúde na vida adulta, sendo a educação alimentar uma intervenção essencial na oferta alimentar das escolas. Nos últimos anos em Portugal, a promoção e educação para a saúde em meio escolar têm vindo a ser atualizadas e implementadas, nomeadamente com o reforço de orientações e referenciais sobre a oferta alimentar nas escolas. Pretendeu-se nesta investigação analisar a opinião dos intervenientes-chave sobre a oferta alimentar em meio escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, abordando as práticas dos referenciais existentes em Portugal, nomeadamente nas ementas escolares, regime escolar – fruta, produtos hortícolas e leite, e uma análise no ponto de vista da sustentabilidade desses mesmos referenciais. Para o efeito, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas realizadas a onze profissionais, com responsabilidades ao nível da gestão/direção e operacionalização em ações de intervenção da oferta alimentar em meio escolar, pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico, em vários tipos de organizações escolares, sejam públicas ou privadas. Os discursos dos participantes foram analisados tendo por base a análise temática e o recurso ao programa QSR Nvivo 10®. Da análise dos extratos discursivos dos participantes identificam-se os seguintes fatores que influenciam a adesão à oferta alimentar em contexto escolar: educação alimentar, hábitos alimentares e manipuladores de alimentos, destacando-se a falta de literacia alimentar por parte dos encarregados de educação. Um outro obstáculo reportado foi a falta de fiscalização/monotorização das capitações preconizadas para as ementas escolares, ocorrendo um excesso de proteína animal e défice na componente vegetal. Nas entrevistas foram ainda reportadas dificuldades na utilização de produtos locais nas ementas escolares, fruto do custo associado a estes produtos. No que diz respeito à temática do desperdício alimentar, os nossos participantes salientaram a falta de acompanhamento na avaliação do desperdício alimentar, o qual tende a ser avaliado de uma forma pontual, havendo ausência na verificação de eficácia das ações realizadas para o seu combate. Particular relevância foi dada ao papel dos manipuladores de alimentos na adesão à oferta alimentar saudável proporcionada em meio escolar, referindo, no entanto, que é uma classe profissional que não é reconhecida e que não tem a formação devida. A falta de nutricionistas em contexto escolar foi referida várias vezes pelos participantes, sendo estes atores considerados como atores relevantes para se alcançar as seguintes melhorias nas escolas: educação alimentar, monitorização das capacitações e redução do desperdício alimentar. Em suma, é necessário criar, potencializar e valorizar uma equipa de profissionais diversificada nomeadamente, nutricionistas, manipuladores de alimentos, técnicos de saúde, agricultores e professores, para minimizar os obstáculos sentidos no dia a dia nos processos da oferta alimentar em contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractFood is one of the most important factors for human well-being and health. It is during childhood that eating habits influence behaviour and health in adult life, so nutrition education is an essential intervention on food offers in schools. In past years, Portugal has implemented school policies relating to education and health, namely by applying principles and guidelines to the school food supply. The aim of this research was to analyse the opinion of the key stakeholders regarding the food supply practices in the kindergarten and primary school environment, considering the national guidelines on school lunch, school fruit, vegetables and milk scheme and sustainability guides. Semi-structured interviews with eleven key stakeholders with responsibility towards management/direction or that operated on food supply school were carried out and interviews were analysed using a thematic analysis procedure with the support of QSR Nvivo 10®. According to respondents’ narratives, the following factors influence the adherence to food supply in a school context: food education, eating habits, and food handlers, highlighting the lack of food literacy on the part of those in charge of education. Another problem that was monitored was the lack of surveillance/monitoring of the recommended per capita food portion size for school lunch, these were found to have an excess of animal protein and a deficit of vegetables. During interviews there were reports of difficulties integrating local food into the school lunch caused by the cost associated with these products. In regards to food wastage, our participants highlighted the lack of accompaniment in the assessment of food waste, which is usually evaluated assiduously, noting that there was an absence in the verification of the efficacy of actions taken against food waste. Particular relevance was given to the role of food handlers in the adhesion of healthy foods through the medium of the school, referring to, on the other hand, that it is a working class that is not recognized and does not have the appropriate training. The lack of nutritionists in the school system was also referred several times by participants, being that they were considered to enable the following improvements in schools: food education, monitorization of per capita portion size for school lunch and food waste reduction. In total, it is necessary to create, promote and value a diverse team of professionals, namely nutritionists, food handles, healthcare professionals, farmers, and teachers, to minimize the obstacles felt in the day-to-day processes of the food offers in schools.pt_PT
dc.identifier.citationMatos, Alexandra Sofia Vicente de - Avaliação da oferta alimentar em meio escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico [Em linha]: um estudo exploratório com intervenientes-chave do setor. [S.l.]: [s.n.], 2022. 214 p.
dc.identifier.tid203142306
dc.identifier.tid203142330
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12631
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlimentaçãopt_PT
dc.subjectCantinaspt_PT
dc.subjectDesperdício alimentarpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEmentas escolarespt_PT
dc.subjectOferta alimentarpt_PT
dc.subjectOrientaçãopt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectCanteenspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectFoodpt_PT
dc.subjectFood supplypt_PT
dc.subjectFood wastept_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.subjectSchool lunchpt_PT
dc.titleAvaliação da oferta alimentar em meio escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório com intervenientes-chave do setorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar apresentada à Universidade Abertapt_PT

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