Repository logo
 
Publication

Orientações para o desenho instrucional de um Mooc : estudo de caso

dc.contributor.authorVieira, Andreia Teles
dc.contributor.authorFernandes, Luís
dc.date.accessioned2014-04-15T13:31:10Z
dc.date.available2014-04-15T13:31:10Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractNeste artigo pretendemos demonstrar como as diversas tentativas de construção de uma máquina de aprendizagem podem ser equacionadas no surgimento dos Massive Open Online Courses. Desde o início do século XX se almejou a criação de uma máquina que servisse os propósitos da educação. Com os Massive Open Online Courses, a tentativa permanece dado o seu carácter gratuito, massivo e online. Estas características permitiram a sua rápida disseminação e adesão por parte da comunidade científica do Ensino Superior. Neste contexto abordaremos a questão da relação da criação destes cursos com as Universidades, tendo como ponto de partida, os cenários delineados, em 2008, pela Organisation for Economic Co-operation and Development para os primeiros 30 anos do século XXI. Para melhor perceber as exigências na criação de um Massive Open Online Course será apresentado um estudo de caso - desenvolvido pelo Centro de Investigação para Tecnologias Interativas, unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa. Este centro de investigação acompanhou a disseminação e multiplicação das iniciativas Massive Open Online Courses, tendo desde logo percebido as potencialidades desta nova modalidade. Uma das potencialidades que iremos analisar, mais detalhadamente, é o vídeo, devido ao seu carácter envolvente e de proximidade neste tipo de cursos.por
dc.description.abstractThis paper aims to demonstrate how the various attempts to build a learning machine can be equated in the emergence of the Massive Open Online Courses. Since the beginning of 2 the twentieth century everyone longed to create a machine that would serve the purposes of education. With the Massive Open Online Courses, the attempt remains, given its free massive and online nature. These characteristics allowed its rapid spread and support by the scientific community of the Higher Education. In this context we will address the question of the relation of the creation of these courses with universities, having as a starting point, the scenarios outlined in 2008 by the Organization for Economic Co-operation and Development for the first 30 years of the twenty-first century. To better understand the requirements in creating a Massive Open Online Course will be presented a case study - developed by the Research Center for Interactive Technologies, a research unit of the Faculty of Social Sciences and Humanities, New University of Lisbon. This research center have accompanied the spread and multiplication of Massive Open Online Courses initiatives, and immediately realized the potential of this new modality. One of the potential that we will examine in more detail is the video, due to its proximity and surrounding nature in this type of course.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationVieira, Andreia Teles; Fernandes, Luís - Orientações para o desenho instrucional de um Mooc [Em linha] : estudo de caso. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-17por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3077
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectMassive Open Online Coursespor
dc.subjectOCDEpor
dc.subjectDesenho instrucionalpor
dc.subjectMáquina de aprendizagempor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectInstructional designpor
dc.subjectLearning machinepor
dc.subjectVideopor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleOrientações para o desenho instrucional de um Mooc : estudo de casopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage17por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
orientações para.pdf
Size:
509.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: