Publication
Contributos da sociolinguística interacional para a análise de narrativas interativas realizadas em cartas no contexto pós-colonial (1974-1980)
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Almeida, Carla Aurélia de | |
dc.contributor.author | Santos, Maria Sofia Dias Ferreira Godinho Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T16:54:52Z | |
dc.date.available | 2024-10-21T16:54:52Z | |
dc.date.issued | 2024-09-10 | |
dc.description | Tese de Doutoramneto em Estudos Portugueses, na especialidade em Linguística Portuguesa, apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação é realizado no âmbito do Doutoramento em Estudos Portugueses, da Universidade Aberta, e desenvolve uma ação de pesquisa centrada nos contributos da Sociolinguística Interacional para a análise de narrativas interativas, realizadas em contexto pós-colonial (1974-1980). Tem por base a constituição, delimitação e análise de um corpus de 786 cartas, de caráter pessoal, escritas entre setembro de 1974 e setembro de 1980, na sequência da separação imposta entre marido e mulher por força do contexto da descolonização. A investigação incide na análise de narrativas de experiências de vida que configuram relatos de vivências individuais moldadas pelos contextos específicos em que se inscrevem. Observa-se, em particular, os processos de construção de sentido num movimento de influência recíproca entre as narrativas conversacionais quotidianas e os contextos interacionais em que estão incorporadas. Considerando a emoção no âmbito do trabalho interacional (Almeida, 2022b: 255), observam-se as estratégias discursivas que contribuem para a construção de um discurso emotivo, nomeadamente os rituais verbais realizados através da alternância e encaixe de sequências de atos de discurso de ameaça, de agradecimento, de crítica e de reparação. Num estudo que se pretende confluente entre teoria analítica e análise empírica (Almeida, 2011: 36), observa-se que a noção de “envolvimento conversacional”, na linha de Gumperz (1982: 2-3) e Tannen (1989), está na base da interação social, como Goffman (1981) assinala. Com efeito, a presente perspetiva considera que a interpretação do sentido resulta da construção conjunta da interação (Almeida, 2012d: 109; 180; 213), introduzindo ainda o conceito de “comunhão fática” como um tipo de discurso em que os laços de união se reforçam ou desatam por ação de “uma simples troca de palavras” (Malinowski, 2018). | pt_PT |
dc.description.abstract | This research work is carried out within the scope of the Doctorate in Portuguese Studies, of the Universidade Aberta, and develops an investigation focused on the contributions of Interactional Sociolinguistics to the analysis of interactive narratives, carried out in a post-colonial context (1974-1980). It is based on the composition, delimitation and analysis of a corpus of 786 letters, of personal nature, dated from September 1974 to September 1980, written between husband and wife separated due to decolonization. The investigation focuses on the analysis of life experience narratives that constitute reports of individual experiences shaped by the specific contexts in which they are embedded. In particular, the processes of construction of meaning are observed in a movement of reciprocal influence between everyday conversational narratives and the interactional contexts in which they are incorporated. Considering emotion in the context of interactional work (Almeida, 2022b: 255), the discursive strategies that contribute to the construction of emotive discourse should be noted, namely the verbal rituals carried out through the alternation and fitting of sequences of speech acts of threat, gratitude, criticism and reparation. In a study that aims to be confluent between analytical theory and empirical analysis (Almeida, 2011: 36), it is observed that the notion of “conversational involvement”, along the lines of Gumperz (1982: 2-3) and Tannen (1989), is at the basis of social interaction, as Goffman (1981) points out. Indeed, this perspective considers that the interpretation of meaning results from the joint construction of interaction (Almeida, 2012d: 109; 180; 213), also introducing the concept of “phatic communion” as a type of discourse in which the bonds of union are strengthened or untied by the action of “a simple exchange of words” (Malinowski, 2018). | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, Maria Sofia Dias Ferreira Godinho Silva - Contributos da sociolinguística interacional para a análise de narrativas interativas realizadas em cartas no contexto pós-colonial (1974-1980) [Em linha]. Lisboa: [s.n.], 2024. 311 p. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101750358 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16671 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Discurso epistolar | pt_PT |
dc.subject | Narrativas de experiência de vida | pt_PT |
dc.subject | Interação conversacional | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento conversacional | pt_PT |
dc.subject | Gestão discursiva do conflito | pt_PT |
dc.subject | Epistolary discourse | pt_PT |
dc.subject | Life experience narratives | pt_PT |
dc.subject | Conversational interaction | pt_PT |
dc.subject | Conversational involvement | pt_PT |
dc.subject | Discursive conflict management | pt_PT |
dc.title | Contributos da sociolinguística interacional para a análise de narrativas interativas realizadas em cartas no contexto pós-colonial (1974-1980) | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |