Repository logo
 
Publication

Estudo sobre o Nível de Competências Digitais dos Docentes da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorLemos, Cátia
dc.contributor.authorValente, Sónia
dc.contributor.authorNunes, Catarina S.
dc.date.accessioned2023-12-22T12:41:17Z
dc.date.available2023-12-22T12:41:17Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractO reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, e em particular em Portugal, que ganhou ainda maior relevância durante o último ano, fortemente marcado pelo desenvolvimento das tecnologias inteligentes criativas de Inteligência Artificial. Neste sentido Portugal tem lançado uma série de iniciativas, como o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 2020) e o “Skills for Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior”, promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior, que procuram reforçar essas competências. E foi no âmbito desta última iniciativa que a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL CESPU, decidiu realizar um estudo para, por um lado, avaliar as competências digitais dos seus professores, e, por outro, avaliar as necessidades de formação de cada uma das suas unidades orgânicas. Esta avaliação baseou-se num questionário desenvolvido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão -DigCompEdu CheckIn desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que permitiu responder às finalidades solicitadas, especificamente, identificar: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, e (iii) níveis de proficiência por faixa etária, género, tempo de lecionação, tempo de utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais e unidade orgânica, sendo que este questionário foi traduzido e validado para a população portuguesa por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019).pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.doi10.34627/tcg0-aa0
dc.identifier.isbn978-972-674-960-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15290
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectCompetências digitais docentespt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.titleEstudo sobre o Nível de Competências Digitais dos Docentes da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRLpt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMoreira
person.familyNameLemos
person.familyNameValente
person.familyNameNunes
person.givenNameJ. António
person.givenNameCátia
person.givenNameSónia
person.givenNameCatarina S.
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id9816-CD38-A892
person.identifier.ciencia-idF216-7F22-733D
person.identifier.ciencia-id691F-CDC2-E26A
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0009-0003-2948-6446
person.identifier.orcid0000-0002-4021-8122
person.identifier.orcid0000-0002-8357-0994
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublicationfeef31c0-3ee1-44fb-bcac-0b15bdefbe7f
relation.isAuthorOfPublicatione0bcc89a-252b-44c2-8bc7-e2a3db2dcc89
relation.isAuthorOfPublicationcc3069ec-f930-455f-9226-b77e5d2dc14b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye0bcc89a-252b-44c2-8bc7-e2a3db2dcc89

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CESPU_Relatório.pdf
Size:
4.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections