Publication
Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Frazão, Celeste | |
dc.contributor.author | Amador, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T15:35:03Z | |
dc.date.available | 2020-01-31T15:35:03Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a maioria das cidades passou por processos de crescimento demográfico intenso, associados à expansão da atividade económica, ao esbater das fronteiras entre espaços urbanos e rurais, a migrações populacionais e a outros fenómenos sociais, com impacto a nível educativo. Como consequência destas inúmeras alterações têm vindo a surgir uma série de projetos internacionais e nacionais, como o Movimento das Cidades Educadoras que visam repensar e agir de forma a permitir às cidades do século XXI transformarem-se em espaços educativos, com ênfase na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Movimento Cidades Educadoras é um dos exemplos. Com caráter internacional é um movimento da responsabilidade dos municípios que o subscrevem e que visa criar condições, através de estratégias de cooperação a nível local, para a mobilização de recursos de natureza pública e privada, centrando-se na ideia da cidade como espaço educativo. Exige a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que permitam caminhar para a sustentabilidade. Neste trabalho, começamos por apresentar diversos movimentos nas últimas décadas congéneres e posteriormente atribui-se destaque à evolução do Movimento Cidades Educadoras, analisando-se para o efeito as temáticas e a iconografia associada aos congressos internacionais. Os resultados evidenciam mudanças societais, culturais e ideológicas, tanto expressas a nível global como local, assim como dinâmicas de intervenção diversas. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo de base hermenêutica, suportado na técnica de análise de conteúdo aplicada ao corpus visual da símbologia relativa a cada congresso. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Frazão, Celeste; Amador, Filomena - Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável. In Oliveira, Carla; et al., coord. - E-Sustainability 2017 [Em linha]: Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN: 978-972-674-816-8. p. 11-21 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-816-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9140 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://indd.adobe.com/view/1d4d2732-ef6f-4248-9b7b-9b2a48658d17 | pt_PT |
dc.subject | Cidades | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Cidades educadoras | pt_PT |
dc.subject | Educação para o desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.title | Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 21 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 11 | pt_PT |
oaire.citation.title | e-Sustainability 2017| Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento | pt_PT |
person.familyName | Amador | |
person.givenName | Filomena | |
person.identifier.ciencia-id | 4819-4E7B-F4EE | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1794-3665 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16306247300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8 |