Repository logo
 
Publication

Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorFrazão, Celeste
dc.contributor.authorAmador, Filomena
dc.date.accessioned2020-01-31T15:35:03Z
dc.date.available2020-01-31T15:35:03Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNas últimas décadas, a maioria das cidades passou por processos de crescimento demográfico intenso, associados à expansão da atividade económica, ao esbater das fronteiras entre espaços urbanos e rurais, a migrações populacionais e a outros fenómenos sociais, com impacto a nível educativo. Como consequência destas inúmeras alterações têm vindo a surgir uma série de projetos internacionais e nacionais, como o Movimento das Cidades Educadoras que visam repensar e agir de forma a permitir às cidades do século XXI transformarem-se em espaços educativos, com ênfase na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Movimento Cidades Educadoras é um dos exemplos. Com caráter internacional é um movimento da responsabilidade dos municípios que o subscrevem e que visa criar condições, através de estratégias de cooperação a nível local, para a mobilização de recursos de natureza pública e privada, centrando-se na ideia da cidade como espaço educativo. Exige a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que permitam caminhar para a sustentabilidade. Neste trabalho, começamos por apresentar diversos movimentos nas últimas décadas congéneres e posteriormente atribui-se destaque à evolução do Movimento Cidades Educadoras, analisando-se para o efeito as temáticas e a iconografia associada aos congressos internacionais. Os resultados evidenciam mudanças societais, culturais e ideológicas, tanto expressas a nível global como local, assim como dinâmicas de intervenção diversas. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo de base hermenêutica, suportado na técnica de análise de conteúdo aplicada ao corpus visual da símbologia relativa a cada congresso.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFrazão, Celeste; Amador, Filomena - Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável. In Oliveira, Carla; et al., coord. - E-Sustainability 2017 [Em linha]: Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN: 978-972-674-816-8. p. 11-21pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-816-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9140
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://indd.adobe.com/view/1d4d2732-ef6f-4248-9b7b-9b2a48658d17pt_PT
dc.subjectCidadespt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCidades educadoraspt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.titleQuando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
oaire.citation.titlee-Sustainability 2017| Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimentopt_PT
person.familyNameAmador
person.givenNameFilomena
person.identifier.ciencia-id4819-4E7B-F4EE
person.identifier.orcid0000-0003-1794-3665
person.identifier.scopus-author-id16306247300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
frazãoamador2017.pdf
Size:
691.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: