Repository logo
 
Publication

Como sobreviver numa sociedade mediatizada e digital?: o caso de (i)literacia de pessoas ciganas em Portugal

dc.contributor.authorMagano, Olga
dc.contributor.authorMedinas, Carlos
dc.date.accessioned2023-09-01T15:15:24Z
dc.date.available2023-09-01T15:15:24Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é refletir sobre o acesso, conhecimento e uso de ferramentas digitais por parte de pessoas ciganas em Portugal partindo do facto de que continuam a ser sinalizadas como as mais pobres, excluídas e marginalizadas socialmente (FRA, 2012); apresentam as mais altas taxas de analfabetismo, de abandono escolar precoce e insucesso escolar (Mendes, Magano & Candeias, 2014); têm baixas qualificações escolares e profissionais e são também as mais infoexcluídas (Castells, 2007). São usados dados provenientes de várias fontes (bibliografia nacional e internacional e resultados de alguns projetos de investigação recentes) e centramos o nosso foco nos desafios colocados às pessoas de origem cigana, às instituições educativas e à sociedade do conhecimento no sentido de questionar se as políticas públicas e práticas educativas têm sido capazes de reduzir o analfabetismo e promover o sucesso escolar e a literacia funcional. Sabemos que o analfabetismo e o abandono escolar precoce não permitem que esta população esteja preparada para fazer face aos desafios colocados por uma sociedade digital e digitalizada, devido ao somatório de handicaps em termos de aquisição de competências escolares e de literacia (em sentido clássico e também digital). No entanto, a nova geração de crianças e jovens ciganos mas também pessoas mais velhas revelam predisposição para uso de , o que vai sendo incorporado na vida quotidiana, dos indivíduos e das famílias mas que é condicionado pela pouca escolaridade que impede o uso pleno e efetivo (Medinas, 2018).pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this article is to reflect on the access, knowledge and use of digital tools by Roma people in Portugal, considering the fact that they continue to be mentioned as the poorest, excluded and socially marginalized (FRA, 2012); they show the highest rates of illiteracy, early school leaving and school failure (Mendes, Magano & Candeias, 2014); they have the lowest school and professional qualifications and are also the most info excluded (Castells, 2007). Data from various sources (national and international bibliography and results of some recent research projects) are used and we focus on the challenges presented to the Roma people, the educational institutions, and the society of knowledge in order to question whether the public policies and educational practices have been able to reduce illiteracy and promote school success and functional literacy. We know that illiteracy and early school leaving do not allow this population to be prepared to face the challenges imposed by a digital and digitalized society, due to the sum of handicaps in terms of acquiring school skills and literacy (in the classical and the digital senses). However, the new generation of children and youth Roma people as well as older people show a is being incorporated into the daily lives of individuals and families but limited by the low schooling range that prevents full and effective use (Medinas, 2018).
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMagano, O. & Medinas, C. (2020). Como sobreviver numa sociedade mediatizada e digital? O caso de (i)literacia de pessoas Ciganas em Portugal. Investigar em Educação, II série, número 11/12, 2020. Pp. 131-144.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14843
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/14pt_PT
dc.subjectCiganospt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAnalfabetismopt_PT
dc.subject(I)Literacia digitalpt_PT
dc.subjectCiganos/Roma
dc.subjectEducation
dc.subjectIlliteracy
dc.subjectDigital (I)literacy
dc.titleComo sobreviver numa sociedade mediatizada e digital?: o caso de (i)literacia de pessoas ciganas em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage144pt_PT
oaire.citation.issueII série, número 11/12pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
oaire.citation.titleInvestigar em Educaçãopt_PT
person.familyNameMagano
person.familyNameMedinas
person.givenNameOlga
person.givenNameCarlos
person.identifier.ciencia-id8412-16C8-4DCD
person.identifier.orcid0000-0001-9661-6261
person.identifier.orcid0000-0003-3945-4192
person.identifier.ridM-2743-2015
person.identifier.scopus-author-id57188764860
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa87836fe-8f19-49cc-a030-d44ba5251ee0
relation.isAuthorOfPublication6a0f36a2-fe00-4650-8d2d-fe7da79d9181
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya87836fe-8f19-49cc-a030-d44ba5251ee0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
article_87627.pdf
Size:
246.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: