Publication
Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?
| dc.contributor.author | Abrantes, Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2023-01-05T17:32:40Z | |
| dc.date.available | 2023-01-05T17:32:40Z | |
| dc.date.issued | 2022-12 | |
| dc.description.abstract | O presente artigo procura contribuir para a compreensão do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e dos seus impactos no combate às desigualdades educativas e sociais, em Portugal, concentrando-se em duas dimensões: o contexto socioeconómico das escolas e a evolução dos padrões de sucesso no ensino básico. A análise de dados oficiais de dois coortes (2013-2016 e 2016-2019) permite observar que a integração no programa TEIP: (1) nem sempre corresponde a indicadores de contexto e de sucesso mais vulneráveis; e (2) não se traduziu numa evolução mais positiva do que a observada para o todo nacional. O artigo discute estes padrões, à luz da bibliografia nacional e internacional, concluindo com a sugestão de algumas implicações para o futuro da política pública e da investigação nesta área. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Abrantes, Pedro (2022). “Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?”, Cidades, Comunidades e Territórios, 45, pp. 147-160 (DOI: 10.15847/cct.27404) | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.15847/cct.27404 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2182-3030 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13069 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa | pt_PT |
| dc.subject | Educação prioritária | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Comunidade | pt_PT |
| dc.subject | Desigualdades | pt_PT |
| dc.subject | Políticas | pt_PT |
| dc.subject | TEIP | pt_PT |
| dc.title | Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais? | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa / Online | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 160 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 45 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 147 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Cidades, Comunidades e Territórios | pt_PT |
| person.familyName | Abrantes | |
| person.givenName | Pedro | |
| person.identifier.ciencia-id | 9A17-6151-34BB | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9572-9563 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55522704900 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd |
