Repository logo
 
Publication

Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp

dc.contributor.authorMorais, Diana
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2018-01-22T13:37:55Z
dc.date.available2018-01-22T13:37:55Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractEste artigo analisa o impacto da vivência dos primeiros dias online pelos participantes em contextos abertos e massivos - Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC inicia-se através dum módulo de ambientação específico desenvolvido de acordo com o modelo pedagógico específico para estes cursos (o modelo europeu sMOOC). Constituindo-se como uma experiência de aprendizagem não-formal e decorrendo em cenários abertos e massivos, as suas características e dinâmicas colocam desafios aos seus designers distintos dos cursos online formais. O estudo que agora se apresenta procurou dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais as características que um Módulo de Ambientação deve adotar nos MOOCs? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Tratando-se dum estudo de caso, os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: a) aplicação de um questionário aos participantes; b) realização de uma entrevista; c) análise das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo da primeira semana, ou seja, o período em que decorreu a ambientação nas plataformas do curso. Após a análise dos dados recolhidos e tratamento estatístico foi possível concluir que o Módulo de Ambientação concebido foi bem aceite pelos participantes, que o consideraram uma peça-chave, em termos motivacionais e elemento de envolvimento no curso garantindo assim, a sua continuidade e permanência neste MOOC. Além desses fatores foi ainda considerado o seu contributo como ponto de partida para a criação de comunidades de prática no MOOC bem como a sua identificação como ingrediente essencial para a inclusão digital e familiarização com a dinâmica do MOOC e a promoção de códigos de conduta e convivência online.pt_PT
dc.description.abstractThis communication intends to analyze the impact of the first days online of the participants in open and massive contexts - Open Online Courses and Massive (MOOCs). The first contact with the MOOC begins with a specific Environment Module (Boot Camp) developed according to the specific pedagogical model for these courses (the European model sMOOC). By forming non-formal learning experiences and taking place in open and massive settings, their characteristics and dynamics pose new challenges, different from the existents in formal online courses. The present study sought to address the following research questions: - What are the characteristics that the Boot Camp should adopt in MOOCs? - Will the Boot Camp be able to function as a catalyst for the success of MOOCs? In this study case, the data were collected through the following instruments: a) application of a questionnaire to the participants; B) conducting an interview; C) analysis of the interactions developed by participants during the first week, that is, the period during which the course platforms were set. After analysing the collected data and statistical treatment it was possible to conclude that the designed Boot Camp was well accepted by the participants, who considered it a key piece, in motivational terms and as an involvement element in the course, thus ensuring its continuity and permanence in this MOOC. In addition to these factors, their contribution was also considered as the starting point for the creation of communities of practice in the MOOC. In addition to these values, digital inclusion and familiarization with the dynamics of the MOOC and the promotion of codes of conduct and online coexistence were also identified as essential.pt_PT
dc.description.sponsorshipLE@Dpt_PT
dc.description.sponsorshipProjeto ECO: 621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-Pilot actions
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMorais, Diana; Morgado, Lina - Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp. "Revista de Estudos y Investigación en Psicologia y Educación" [Em linha]. ISSN 1138-1663. Vol. extr., nº 13 (2017), p. 139- 143pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2572pt_PT
dc.identifier.issn1138-1663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6935
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad Coruna/Universidade Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2572/pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectMOOCpt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectComunidades de aprendizagempt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectInvolvementpt_PT
dc.subjectLearning communitypt_PT
dc.subjectBootCamppt_PT
dc.titleIntegração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamppt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoruna, Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage143pt_PT
oaire.citation.startPage139pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudos y Investigación en Psicologia y Educaciónpt_PT
person.familyNameMorgado
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
reipe_dmorais_linamorgado.pdf
Size:
727.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo_pdf
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: