Repository logo
 
Publication

Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorQueirós, Paula
dc.contributor.authorQueirós, Luís
dc.date.accessioned2022-05-02T09:20:13Z
dc.date.available2022-05-02T09:20:13Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEm "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede", os autores portugueses Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Paula Queirós e Luís Queirós apresentam reflexões sobre os contributos e a relevância que as Tecnologias Educacionais em Rede (TER) assumem na atualidade, por via da crise pandêmica, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são, presentemente, uma realidade em todos os níveis de ensino e, mais concretamente, na formação de professores. Na primeira parte, as autoras e o autor dedicam-se à contextualização teórica, integrando os temas formação de professores e supervisão pedagógica; e direcionam a discussão para o contexto das TER, em particular os wikis, corporizado pelo MediaWiki, software que suporta todos os projetos da Wikimedia Foundation, destacando a Wikipédia e o seu potencial como ambiente virtual aberto de aprendizagem (AVAA). Na segunda parte, debatem a formação de professores, a partir dos aspetos "contexto" e "caracterização", apresentando os diversos enquadramentos da formação de professores, antes e durante a pandemia da COVID-19.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T.; Pestana, F. Queiroz, P. & Queiroz, L. (2022). Formação de Professores no Contexto Pandémico: o papel das Tecnologias Educacionais em Rede. F. Boas & O. Silva (Org.) Ensino Remoto e Formação de Professores: construção de novos saberes para os processos educativo, Capítulo II, pp. 39-56. Campinas: Editora Pontes.pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5637-400-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11915
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPontes Editorapt_PT
dc.subjectTecnologias educacionais em redept_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.titleFormação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em redept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCampinaspt_PT
oaire.citation.endPage56pt_PT
oaire.citation.startPage39pt_PT
oaire.citation.titleEnsino Remoto e Formação de Professores: Construção de Novos Saberes para os Processos Educativospt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cardoso_Pestana_Queiroz_Queiroz_2022_Pontes_Editora.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format