Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Storytelling foi desde os primórdios da Humanidade, uma das formas mais brilhantes de transmitir conhecimentos, hábitos e costumes entre os seres humanos. Esta forma de transmissão de conhecimentos, nunca desapareceu, simplesmente se foi adaptando à evolução dos tempos e das tecnologias disponíveis, o que reforça a importância desta forma de transmissão de conhecimentos. Assim, o Digital Storytelling, surge naturalmente, como uma nova etapa evolucionista do Storytelling. A possibilidade de enriquecer as narrativas, com imagem, áudio e texto, faz desta metodologia, um importante aliado para o processo de ensino/aprendizagem. Foi esta a convicção, que norteou a presente investigação, na qual se procurou compreender, de que forma o recurso à utilização da metodologia do Digital Storytelling, poderia ser um elemento facilitador, na aquisição e divulgação de conhecimentos.
Através da metodologia design-based research foi concebido, implementado e avaliado um módulo de iniciação ao Digital Storytelling, numa comunidade de aprendizagem online no ensino superior, foi possível confirmar as suas potencialidades e identificar algumas das principais dificuldades, de quem se está a iniciar nesta metodologia.
Description
Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Ensino superior Elearning Tecnologia digital Recursos educacionais Contador de histórias Aprendizagem Materiais multimédia
Pedagogical Context
Citation
Figueiredo, José Carlos Teixeira - Digital storytelling no eLearning [Em linha] : estudo de caso da sua aplicação a um módulo no ensino superior. Lisboa : [s.n.], 2014. 134 p.