Repository logo
 
Publication

Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal

dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorSpilker, Maria João
dc.date.accessioned2014-01-15T16:55:21Z
dc.date.available2014-01-15T16:55:21Z
dc.date.issued2013-04-01
dc.description.abstractNo presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta.por
dc.identifier.citationBarros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João - Ambientes de aprendizagem online [Em linha] : contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal. "Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia". ISSN 2236-3858. Vol. 1, Nº 3 (abr. 2013), p. 29-39por
dc.identifier.issn2236-3858
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2812
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherRevista Contemporaneidade Educação e Tecnologiapor
dc.relation.publisherversionhttp://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia03.files.wordpress.com/2013/05/artigo03_2013.pdfpor
dc.subjectAmbientes de aprendizagem onlinepor
dc.subjectAprendizagem formal e informalpor
dc.subjectEducação onlinepor
dc.subjectDiretrizes pedagógicaspor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectTICpor
dc.subjectConetivismopor
dc.titleAmbientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpor
oaire.citation.endPage39por
oaire.citation.startPage29por
oaire.citation.titleRevista Contemporaneidade Educação e Tecnologiapor
person.familyNameBarros
person.familyNameJoão Spilker
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.ciencia-id4916-771B-1F66
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0003-1282-4691
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublicationce3a3344-cb9c-4983-8749-2850fb219c8e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryce3a3344-cb9c-4983-8749-2850fb219c8e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Barros_Daniela_artigo_2013.pdf
Size:
812.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: