Publication
Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.contributor.author | Spilker, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2014-01-15T16:55:21Z | |
dc.date.available | 2014-01-15T16:55:21Z | |
dc.date.issued | 2013-04-01 | |
dc.description.abstract | No presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta. | por |
dc.identifier.citation | Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João - Ambientes de aprendizagem online [Em linha] : contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal. "Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia". ISSN 2236-3858. Vol. 1, Nº 3 (abr. 2013), p. 29-39 | por |
dc.identifier.issn | 2236-3858 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2812 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia03.files.wordpress.com/2013/05/artigo03_2013.pdf | por |
dc.subject | Ambientes de aprendizagem online | por |
dc.subject | Aprendizagem formal e informal | por |
dc.subject | Educação online | por |
dc.subject | Diretrizes pedagógicas | por |
dc.subject | Web 2.0 | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.subject | Conetivismo | por |
dc.title | Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | por |
oaire.citation.endPage | 39 | por |
oaire.citation.startPage | 29 | por |
oaire.citation.title | Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia | por |
person.familyName | Barros | |
person.familyName | João Spilker | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.givenName | Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.ciencia-id | 4916-771B-1F66 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1282-4691 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isAuthorOfPublication | ce3a3344-cb9c-4983-8749-2850fb219c8e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ce3a3344-cb9c-4983-8749-2850fb219c8e |