Repository logo
 
Publication

Avaliação dos determinantes de compra da "Maçã de Alcobaça" IGP

datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMoura, Ana Pinto de
dc.contributor.advisorCunha, Luís Miguel
dc.contributor.authorSilva, Bruna Santos
dc.date.accessioned2025-09-12T14:06:56Z
dc.date.available2025-09-12T14:06:56Z
dc.date.issued2025-07-15
dc.date.submitted2025-09-12
dc.descriptionTese de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractO presente estudo tem como principal objetivo caracterizar os determinantes de compra da Maçã de Alcobaça Certificada por parte dos consumidores portugueses, avaliar o padrão de consumo deste produto no contexto da alimentação habitual e identificar os fatores que influenciam as escolhas e preferências dos consumidores em relação à Maçã de Alcobaça Certificada. Numa primeira fase, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas. Para assegurar uma maior representatividade, foram implementados critérios de amostragem baseados no sexo, faixa etária, formação e localização geográfica dos participantes. A partir dos resultados obtidos nas entrevistas, foi desenvolvido um questionário estruturado em quatro secções: conceptualização do tema, aplicação do Food Choice Questionnaire (FCQ), caracterização do padrão alimentar e perfil sociodemográfico. A recolha de dados contou com uma amostra de conveniência composta por 166 indivíduos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal. Para a análise dos dados, recorreu-se a técnicas de estatística descritiva para avaliar a frequência alimentar, análise fatorial para a construção dos fatores do FCQ, bem como a testes estatísticos para identificar associações e correlações entre as variáveis em estudo. Os resultados demonstraram que os principais critérios de escolha na compra da Maçã de Alcobaça IGP identificados foram o “Apelo sensorial”, a “Preocupação com origem” e “Conteúdo Natural”. Verificou-se ainda que as mulheres atribuem um maior valor a fatores como “saúde”, “preço” e “conveniência”, enquanto os homens são mais sensíveis ao apelo sensorial do produto.por
dc.description.abstractThe main objective of this study is to characterize the purchasing determinants of certified Alcobaça apples among Portuguese consumers, assess the consumption pattern of this product within the context of regular dietary habits, and identify the factors influencing consumer choices and preferences regarding certified Alcobaça apples. In the initial phase, 12 semi-structured interviews were conducted. To ensure greater representativeness, sampling criteria were implemented based on participants' gender, age group, education, and geographic location. Based on the interview findings, a structured questionnaire was developed, divided into four sections: conceptualization of the topic, application of the Food Choice Questionnaire (FCQ), characterization of dietary patterns, and sociodemographic profiling. Data collection involved a convenience sample of 166 individuals of both genders, aged 18 years or older, residing in Portugal. Data analysis employed descriptive statistics to assess dietary frequency, factorial analysis to construct FCQ factors, and various statistical tests to identify associations and correlations among the studied variables. The results showed that the main criteria for choosing the Maçã de Alcobaça IGP identified were "Sensory Appeal," "Concern with Origin," and "Natural Content." It was also found that women place greater value on factors such as "health," "price," and "convenience," while men are more sensitive to the sensory appeal of the product.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20239
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectConsumidor
dc.subjectConsumo alimentar
dc.subjectFood choice questionnaire
dc.subjectMaçã de Alcobaça
dc.subjectAlcobaça
dc.subjectAlcobaça apple
dc.subjectConsumer
dc.subjectDietary consumption
dc.titleAvaliação dos determinantes de compra da "Maçã de Alcobaça" IGPpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências do Consumo Alimentar

Files