Repository logo
 
Publication

O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg05:Igualdade de Géneropt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorCastanheira, Carlos Augusto
dc.contributor.authorJardim, Jacinto
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Miguel
dc.date.accessioned2023-07-05T10:55:00Z
dc.date.available2023-07-05T10:55:00Z
dc.date.issued2023-06-30
dc.description.abstractA literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.pt_PT
dc.description.abstractThe literature is poor regarding Social Support in academic life and forstudents who are involved in the ERASMUS mobility programme. We formulated the following research questions: (i) Are the students' difficulties with ERASMUS related to Social Support? (ii) Which dimensions of Social Support interfere in the students' adaptation and inclusion in ERASMUS? We aimed to find answers in quantitative empirical research of exploratory nature. The sample was composed of 413 Higher Education students in Portugal who answered the socio-academic questionnaire and the Social Support Satisfaction Scale (ESSS). The results obtained have shown that Social Support proved to be effective in the process of adaptation and inclusion in ERASMUS. Verbal communication between students was particularly important, facilitating the dimensions of Social Support. Furthermore, implications are mentioned in terms of promoting the development of the autonomy and well-being of the students in ERASMUS, through mechanisms that enhance Social Support.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastanheira, C.A., Jardim, J. & Oliveira, C.M. (2023). O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus. Sisyphus — Journal of Education. 11(2), 60-79. https://doi.org/10.25749/sis.28373.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25749/sis.28373pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14235
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectErasmuspt_PT
dc.subjectSuporte socialpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectSocial supportpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleO suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmuspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleSisyphus — Journal of Educationpt_PT
person.familyNameCastanheira
person.familyNameJardim
person.familyNameOliveira
person.givenNameCarlos Augusto
person.givenNameJacinto
person.givenNameCarlos Miguel Fernandes de
person.identifier1245988
person.identifierAAH-9791-2020
person.identifier.ciencia-id9D17-DB3E-A5C0
person.identifier.ciencia-id0C16-9B73-6F39
person.identifier.ciencia-id7B1B-11A7-8EB1
person.identifier.orcid0000-0002-6789-8738
person.identifier.orcid0000-0002-0600-3128
person.identifier.orcid0000-0003-0166-686X
person.identifier.scopus-author-id57207927023
person.identifier.scopus-author-id36728200500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication55dcd95d-7d4c-4b0b-ab26-0a2e30024904
relation.isAuthorOfPublication4e84008d-ad48-48d4-88ac-33aaf3798620
relation.isAuthorOfPublication2be09ee5-7f1c-4928-b7de-ed58847b53f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2be09ee5-7f1c-4928-b7de-ed58847b53f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
28373-Article Text-136545-2-10-20230630.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: