Repository logo
 
Publication

Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófona

dc.contributor.authorCastrelas, Magda
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2023-12-18T11:23:36Z
dc.date.available2023-12-18T11:23:36Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionProdução científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractAs questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.pt_PT
dc.description.abstractAccessibility issues, and in particular web accessibility, have become increasingly important over time, as they constitute a prerogative associated with the rights of everyone, including people with disabilities, particularly in accessing the internet. Thus, and considering specifically digital accessibility as one of the key aspects that must be ensured, to guarantee Quality Education, in a clear allusion to the 4th Sustainable Development Goal of the United Nations 2030 Agenda, we intend to understand this phenomenon in one of the websites with a vast number of accesses worldwide, Wikipedia. Moreover, our purpose is to identify and analyze accessibility practices on the Portuguese Wikipedia. To this end, firstly, we outline a brief state of the art on the concept of accessibility, and its digital component; subsequently, we briefly present the aforementioned online encyclopedia, in the Wikimedia universe and how it interacts with the WEIWER® International Academic Network, in which our analysis is included, which we then present, based on the test we carried out on one of its highlighted articles, using accessMonitor software (version 2.1). Finally, we discuss the results returned in the tested web accessibility practices report. We conclude, based on the evidence collected, that although the Wikipedia community, which voluntarily develops that global project, is concerned with ensuring its digital accessibility, there are still several aspects to improve, so that such accessibility can be fully achieved.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastrelas, M.; Pestana, F. & Cardoso, T. (2023). Acessibilidade Digital na Wikipédia: Análise de Práticas da Comunidade Lusófona. T. Cardoso (Orgs.). Educação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, Volume VI, Capítulo 9, pp. 109-121. Editora ARTEMIS.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37572/EdArt_2811230863pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-81701-08-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15264
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora ARTEMISpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://sistema.editoraartemis.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/33571pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectRede Académica Internacional WEIWER®pt_PT
dc.subjectAccessibilidade digitalpt_PT
dc.subjectAccessMonitorpt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectWikipediapt_PT
dc.subjectWEIWER® International Academic Networkpt_PT
dc.subjectDigital accessibilitypt_PT
dc.titleAcessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófonapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage121pt_PT
oaire.citation.startPage109pt_PT
oaire.citation.titleEducação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentampt_PT
person.familyNameCastrelas
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameMagda
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0001-7832-6703
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd3e808f3-3e6b-4c0e-ac3e-14f7d199e486
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Castrela_Pestana_Cardoso_2023_Artemis.pdf
Size:
2.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: