Publication
Trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os professores: uma análise dos resultados do MABE no concelho de Almada
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Bastos, Glória | |
| dc.contributor.author | Lopes, Adérito Fortes | |
| dc.date.accessioned | 2024-07-25T13:00:28Z | |
| dc.date.embargo | 2027-07-22 | |
| dc.date.issued | 2024-07-22 | |
| dc.date.submitted | 2024-07-25 | |
| dc.description.abstract | No contexto educacional contemporâneo, o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de turma tem vindo, cada vez mais, a ser visto como uma prática fundamental para promover uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Este estudo procurou perceber de que forma os professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Almada percecionam e avaliam o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de turma a partir das respostas dadas aos questionários que compõem o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares. Compreender como os professores interpretam e avaliam essa parceria é fundamental para identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria no desenvolvimento do trabalho colaborativo. Nesta pesquisa utilizámos uma abordagem mista, analisando elementos quantitativos e qualitativos. Foram analisadas as respostas aos questionários da Rede de Bibliotecas Escolares aplicados aos professores das escolas do concelho de Almada. Os questionários em questão contêm perguntas estruturadas para recolher dados quantitativos sobre o desenvolvimento e avaliação do trabalho colaborativo. Além disso, foram analisados os Planos de Melhoria e respetivos Relatórios, efetuados pelos professores bibliotecários. Estes documentos permitiram verificar as ocorrências e contextos em que o trabalho colaborativo é referido. Os resultados mostraram que existem algumas diferenças na forma como as escolas do concelho analisado abordam a questão do trabalho colaborativo. Se a perceção dos professores nas respostas dadas ao questionário do MABE, em geral, é positiva, nos relatórios notam-se algumas diferenças entre escolas, sendo que a colaboração da BE acontece, sobretudo, com os professores de Português e História. | pt_PT |
| dc.description.abstract | In the contemporary educational context, collaborative work between the teacher librarian and classroom teachers is seen as a fundamental practice to promote more meaningful and effective learning. This study sought to understand how teachers from School Groups in the municipality of Almada perceive and evaluate the collaborative work between the teacher librarian and classroom teachers based on the answers given to the questionnaires that make up the School Libraries Assessment Model. Understanding how teachers interpret and evaluate this partnership is essential to identify areas of success and opportunities for improvement in the development of collaborative work. In this research we used a mixed approach, analyzing quantitative and qualitative elements. The responses to the School Library Network questionnaires applied to teachers at schools in the municipality of Almada were analyzed. These questionnaires contain structured questions to collect quantitative data on the development and evaluation of collaborative work. Furthermore, the Improvement Plans and respective Reports, carried out by teacher librarians, were analyzed. These documents made it possible to verify the occurrences and contexts in which collaborative work is mentioned. The results show that there are some differences in the way schools in the analyzed municipality approach the issue of collaborative work. If the perception of teachers in the responses given to the MABE questionnaire is generally positive, the reports note some differences between schools, with SL’s collaboration taking place, above all, with Portuguese and History teachers. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Lopes, Adérito Fortes - Trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os professores [Em linha]: uma análise dos resultados do MABE no concelho de Almada. [S.l.]: [s.n.], 2024. 147 p. | |
| dc.identifier.tid | 203678672 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16312 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Biblioteca escolar | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
| dc.subject | Rede de Bibliotecas Escolares | pt_PT |
| dc.subject | Escolas | pt_PT |
| dc.subject | Almada | pt_PT |
| dc.subject | School library | pt_PT |
| dc.subject | Collaborative work | pt_PT |
| dc.subject | RBE | pt_PT |
| dc.subject | Schools of the Municipality of Almada | pt_PT |
| dc.title | Trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os professores: uma análise dos resultados do MABE no concelho de Almada | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |
