Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-22"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os professores: uma análise dos resultados do MABE no concelho de AlmadaPublication . Lopes, Adérito Fortes; Bastos, GlóriaNo contexto educacional contemporâneo, o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de turma tem vindo, cada vez mais, a ser visto como uma prática fundamental para promover uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Este estudo procurou perceber de que forma os professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Almada percecionam e avaliam o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de turma a partir das respostas dadas aos questionários que compõem o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares. Compreender como os professores interpretam e avaliam essa parceria é fundamental para identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria no desenvolvimento do trabalho colaborativo. Nesta pesquisa utilizámos uma abordagem mista, analisando elementos quantitativos e qualitativos. Foram analisadas as respostas aos questionários da Rede de Bibliotecas Escolares aplicados aos professores das escolas do concelho de Almada. Os questionários em questão contêm perguntas estruturadas para recolher dados quantitativos sobre o desenvolvimento e avaliação do trabalho colaborativo. Além disso, foram analisados os Planos de Melhoria e respetivos Relatórios, efetuados pelos professores bibliotecários. Estes documentos permitiram verificar as ocorrências e contextos em que o trabalho colaborativo é referido. Os resultados mostraram que existem algumas diferenças na forma como as escolas do concelho analisado abordam a questão do trabalho colaborativo. Se a perceção dos professores nas respostas dadas ao questionário do MABE, em geral, é positiva, nos relatórios notam-se algumas diferenças entre escolas, sendo que a colaboração da BE acontece, sobretudo, com os professores de Português e História.