Repository logo
 
Publication

Redes sociais e escola : antagonismo ou convergĂȘncia?

dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.date.accessioned2016-04-12T15:05:51Z
dc.date.available2016-04-12T15:05:51Z
dc.date.issued2012-12
dc.descriptionComunicação apresentada no 2Âș Congresso Internacional TIC e Educação - TICEDUCA 2012pt_PT
dc.description.abstractEsta comunicação insere-se numa investigação que procura estudar a influĂȘncia que uma comunidade de aprendizagem online, para alunos e professores do ensino secundĂĄrio, em Portugal, pode ter enquanto elemento facilitador da aprendizagem dos alunos, com efeitos na formação de aprendentes ao longo da vida. Analisamos os dados recolhidos num questionĂĄrio online, enviado a todos os membros. Emergem como determinantes na sustentação destas comunidades factores relacionados com o enriquecimento pessoal, expressos na valorização do acesso a oportunidades de aprendizagem Ășnicas, assentes na curiosidade cientĂ­fica dos membros. A comunidade constitui-se como espaço de aprendizagem adequado para o desenvolvimento e cultivo do gosto por comunicar em torno de conteĂșdo cientĂ­fico e, por essa via, adequada para a formação de aprendentes ao longo da vida; dimensĂŁo essencial e que, do nosso ponto de vista, a escola nĂŁo cumpre.pt_PT
dc.description.abstractThis communication is part of an investigation that studies the influence that an online learning community, for students and teachers from secondary schools in Portugal, may have as a facilitator of student learning and in terms of the development of lifelong learners. We analyzed the data collected through an online survey, sent to all community members. As crucial factors that sustain this community, emerged the access to unique learning opportunities aligned with the scientific curiosity of the members. The community constitutes itself as a learning space suitable for the development and cultivation for communicating about scientific content. Thereby, suitable for the formation of lifelong learners; critical dimension that, from our point of view, the school does not fulfill.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5157
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectComunidades de prĂĄtica onlinept_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectOnline communities of practicept_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.titleRedes sociais e escola : antagonismo ou convergĂȘncia?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1pt_PT
oaire.citation.issue13pt_PT
oaire.citation.titleTICEDUCA 2012. II Congresso Internacional TIC e Educaçãopt_PT
person.familyNameCasas Novas Marques da Cunha Monteiro
person.familyNamePereira
person.givenNameVera Cristina
person.givenNameAlda
person.identifier.ciencia-id8D1D-4AA9-6438
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.orcid0000-0002-3834-7312
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.scopus-author-id55980553700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfa7d266c-caff-4217-819a-d9d1327b13f9
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Redes_Sociais_e_Escola.pdf
Size:
482.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: