Publication
Redes sociais e escola : antagonismo ou convergĂȘncia?
dc.contributor.author | Monteiro, Vera | |
dc.contributor.author | Pereira, Alda | |
dc.date.accessioned | 2016-04-12T15:05:51Z | |
dc.date.available | 2016-04-12T15:05:51Z | |
dc.date.issued | 2012-12 | |
dc.description | Comunicação apresentada no 2Âș Congresso Internacional TIC e Educação - TICEDUCA 2012 | pt_PT |
dc.description.abstract | Esta comunicação insere-se numa investigação que procura estudar a influĂȘncia que uma comunidade de aprendizagem online, para alunos e professores do ensino secundĂĄrio, em Portugal, pode ter enquanto elemento facilitador da aprendizagem dos alunos, com efeitos na formação de aprendentes ao longo da vida. Analisamos os dados recolhidos num questionĂĄrio online, enviado a todos os membros. Emergem como determinantes na sustentação destas comunidades factores relacionados com o enriquecimento pessoal, expressos na valorização do acesso a oportunidades de aprendizagem Ășnicas, assentes na curiosidade cientĂfica dos membros. A comunidade constitui-se como espaço de aprendizagem adequado para o desenvolvimento e cultivo do gosto por comunicar em torno de conteĂșdo cientĂfico e, por essa via, adequada para a formação de aprendentes ao longo da vida; dimensĂŁo essencial e que, do nosso ponto de vista, a escola nĂŁo cumpre. | pt_PT |
dc.description.abstract | This communication is part of an investigation that studies the influence that an online learning community, for students and teachers from secondary schools in Portugal, may have as a facilitator of student learning and in terms of the development of lifelong learners. We analyzed the data collected through an online survey, sent to all community members. As crucial factors that sustain this community, emerged the access to unique learning opportunities aligned with the scientific curiosity of the members. The community constitutes itself as a learning space suitable for the development and cultivation for communicating about scientific content. Thereby, suitable for the formation of lifelong learners; critical dimension that, from our point of view, the school does not fulfill. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/5157 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Comunidades de prĂĄtica online | pt_PT |
dc.subject | Redes sociais | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.subject | Internet | pt_PT |
dc.subject | Online communities of practice | pt_PT |
dc.subject | Social networks | pt_PT |
dc.subject | School | pt_PT |
dc.subject | Students | pt_PT |
dc.subject | Internet | pt_PT |
dc.title | Redes sociais e escola : antagonismo ou convergĂȘncia? | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 13 | pt_PT |
oaire.citation.title | TICEDUCA 2012. II Congresso Internacional TIC e Educação | pt_PT |
person.familyName | Casas Novas Marques da Cunha Monteiro | |
person.familyName | Pereira | |
person.givenName | Vera Cristina | |
person.givenName | Alda | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1D-4AA9-6438 | |
person.identifier.ciencia-id | F513-9682-5BD4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3834-7312 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9192-0835 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980553700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fa7d266c-caff-4217-819a-d9d1327b13f9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29 |