Repository logo
 
Publication

O uso da nuvem de palavras como estratégia de inclusão e inovação pedagógica

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorSena, Lílian de Sousa
dc.contributor.authorPinheiro, Andréa Pestana
dc.contributor.authorSousa, Aline de
dc.contributor.authorSerra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
dc.date.accessioned2023-01-11T09:36:46Z
dc.date.available2023-01-11T09:36:46Z
dc.date.issued2022-12-30
dc.description.abstractAnalisar o contexto educativo, numa perspetiva inclusiva, requer uma reflexão sobre as tecnologias digitais como potenciadoras da aprendizagem e da inclusão social, digital e educativa. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso (Yin, 2001) que traz um recorte de três experiências educacionais com o uso da ferramenta Word Cloud, em três escolas localizadas em duas cidades do Maranhão, Timon e a capital São Luís, com alunos surdos e não surdos matriculados no ensino médio, visando compreender as contribuições desse recurso para a aprendizagem e inclusão educacional. Os instrumentos utilizados foram análise bibliográfica e entrevistas com a equipe. A partir da análise do material empírico, ancorado nos autores que referenciam este estudo, verifica-se que a apropriação de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais ainda é um processo lento nas instituições públicas de ensino, mas também se observa que a dedicação dos professores minimiza a lacuna deixada pela ausência de recursos materiais. Os resultados mostram que a infraestrutura tecnológica, a formação continuada dos professores e as condições socioeconômicas da comunidade escolar interferem no desempenho dos alunos quanto às possibilidades de diálogos e aprendizagem com as tecnologias digitais.pt_PT
dc.description.abstractAnalyzing the educational context, from an inclusive perspective, requires a reflection on digital technologies as enablers of learning and of social, digital, and educational inclusion. This research, of qualitative nature, is a case study (Yin, 2001) that brings a clipping of three educational experiences with the use of the Word Cloud tool, in three schools located in two cities of Maranhão, Timon and the capital São Luís, with deaf and non-deaf students enrolled in high school, aiming to understand the contributions of this resource for learning and educational inclusion. The instruments used were bibliographic analysis and interviews with the staff. From the analysis of the empirical material, anchored in the authors that reference this study, it appears that the appropriation of technologies and the development of digital skills is still a slow process in public educational institutions, but it is also observed that the teachers’ dedication minimizes the gap left by the absence of material resources. The results show that the technological infrastructure, the continuing education of teachers, and the socioeconomic conditions of the school community interfere with student performance, regarding the possibilities of dialogues and learning with digital technologies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSena, L. de S., Pinheiro, AP, Sousa, A. de, & Serra, IMR de S. (2022). O uso da nuvem de palavras como estratégia de inclusão e inovação pedagógica. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 70–84. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.27pt_PT
dc.identifier.doi10.18817/vjshr.v1i2.27pt_PT
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13109
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/27pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectExperiências educativaspt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectInclusão de pessoas surdaspt_PT
dc.subjectEducational experiencespt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectInclusion of deaf peoplept_PT
dc.titleO uso da nuvem de palavras como estratégia de inclusão e inovação pedagógicapt_PT
dc.title.alternativeThe use of word cloud as a strategy for inclusion and pedagogical innovationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage84pt_PT
oaire.citation.startPage70pt_PT
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Researchpt_PT
person.familyNamede Sousa Sena
person.familyNameRIBEIRO DE SOUZA SERRA
person.givenNameLílian
person.givenNameILKA MÁRCIA
person.identifier.orcid0000-0002-1137-8194
person.identifier.orcid0000-0003-1622-5434
person.identifier.scopus-author-id35614106400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4d134f07-4725-42a1-a7db-0ca9081976fa
relation.isAuthorOfPublication2a341b93-4ed4-430c-bd22-b26e8a039c36
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a341b93-4ed4-430c-bd22-b26e8a039c36

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo 5 - O USO DA NUVEM DE PALAVRAS.pdf
Size:
879.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
the_use_of_the_word_cloud_as_a_strategy_for_inclusion_and_pedagogical_innovation. (240p).mp4
Size:
16.61 MB
Format:
Unknown data format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: