Repository logo
 
Publication

O impacto da supervisão pedagógica na formação contínua de professores do ciclo fundamental: estudo de caso realizado em uma escola de ensino elementar, no Senegal

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorSantos, Denise Afonso Sabino
dc.date.accessioned2024-03-06T16:37:19Z
dc.date.available2024-03-06T16:37:19Z
dc.date.issued2024-02-01
dc.date.submitted2024-03-06
dc.description.abstractEsse trabalho pretende fomentar a reflexão sobre a supervisão pedagógica no Senegal e sua relação com a formação contínua dos professores, verificando o impacto que a primeira exerce sobre a segunda e como os professores implicados percebem esse fenômeno. Conceitua a supervisão, buscando conhecer seu desenvolvimento e modalidades e apresenta o sistema educativo senegalês e seu modelo de supervisão e formação nos diferentes níveis para finalmente se debruçar sobre o fenômeno dentro da escola, buscando caminhar com os atores, auscultando suas percepções e reflexões. Buscando entender a visão de quem olha de dentro, procedeu-se a uma dissertação exploratória na modalidade de estudo de caso e de natureza qualitativa. Os professores e supervisores de uma escola de ensino elementar e inspetores de educação, através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais contribuíram com suas percepções e reflexões sobre as lacunas da formação inicial, o dispositivo de formação contínua, resultando no desenho de uma colaboração ainda mais próxima da supervisão e da formação. Da construção e da aplicação do conhecimento e saberes.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to encourage reflection on pedagogical supervision in Senegal and its relationship with in-service teacher training, checking the impact that the former has on the latter and how the teachers involved perceive this phenomenon. It conceptualizes supervision, seeking to understand its development and modalities, and presents the Senegalese education system and its model of supervision and training at the different levels, to finally look at the phenomenon within the school, seeking to walk with the actors, listening to their perceptions and reflections. In order to understand the view from the inside, an exploratory dissertation was carried out in the form of a qualitative case study. Through semi-structured interviews and focus groups, the teachers and supervisors of an elementary school and the education inspectors contributed their perceptions and reflections on the shortcomings of initial training and the provision of ongoing training, resulting in the design of an even closer collaboration between supervision and training. The construction and application of knowledge and know-how.pt_PT
dc.identifier.citationSantos, Denise Afonso Sabino - O impacto da supervisão pedagógica na formação contínua de professores do ciclo fundamental [Em linha]: estudo de caso realizado em uma escola de ensino elementar, no Senegal. [S.l.]: [s.n.], [2024]. 217 p.
dc.identifier.tid203548825
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15829
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectProfessor reflexivopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectSenegalpt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectContinuing educationpt_PT
dc.subjectReflective teacherpt_PT
dc.subjectSenegalese teacherspt_PT
dc.titleO impacto da supervisão pedagógica na formação contínua de professores do ciclo fundamental: estudo de caso realizado em uma escola de ensino elementar, no Senegalpt_PT
dc.title.alternativeThe impact of pedagogical supervision on the ongoing training of cycle fundamental teachers: a case study carried out in an elementary school in Senegalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_DeniseSantos.pdf
Size:
4.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: