Publication
Os textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicas
dc.contributor.author | Marques, José António Salvador | |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Nunes da | |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T14:44:47Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T14:44:47Z | |
dc.date.issued | 2021-11 | |
dc.description.abstract | A necessidade de promover uma didática das línguas centrada nos géneros tem sido destacada por investigadores das mais relevantes áreas de pesquisa sobre literacia académica e pedagogia do texto (Schneuwly e Dolz 1999, Swales 2004). Acresce que a natureza pluridimensional do texto gera um leque de possibilidades classificatórias que permite a inclusão do mesmo texto em diferentes classes textuais. Face à diversidade de classificações textuais, é fundamental, em termos didáticos, que professores e alunos tomem consciência não só da pluralidade de classificações, mas também dos parâmetros classificatórios que lhes estão subjacentes. Para isso, torna-se necessário promover um conjunto de pesquisas, com o objetivo de analisar programas e manuais escolares, mas também de descrever, de forma teoricamente fundamentada, os parâmetros dos géneros estudados nos diversos anos/classes de escolaridade. Visando contribuir para estes objetivos, o artigo desenvolver-se-á a partir de uma pesquisa simultaneamente documental e bibliográfica que, tomando como objeto de estudo as classificações textuais presentes nos programas de Português das 8ª, 9ª e 10ª classes, procurou identificar (i) os parâmetros classificatórios que orientaram a categorização textual apresentada pelos programas, (ii) as classes textuais selecionadas para o ensino da língua portuguesa no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral (ESG) moçambicano e (iii) as orientações programáticas relacionadas com o desenvolvimento de competências associadas à classificação textual. Os resultados obtidos através da análise documental e o estudo das teorias desenvolvidas em torno da classificação textual por autores como Petitjean (1989), Denizot (2005), Silva (2012) e Travaglia (2018) permitiram-nos concluir que (i) as classificações textuais apresentadas nos programas obedecem a diferentes critérios classificatórios, que (ii) o esclarecimento desses critérios não está previsto pelos programas e que (iii) o conceito de género textual não é explorado. Estas constatações alertaram-nos para a necessidade de se perspetivar uma revisão dos programas e, no imediato, se desenvolverem ações de formação que incentivem os professores a promover atividades que tornem explícitos os critérios de classificação dos textos e assumam a centralidade do género textual no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa no contexto das escolas moçambicanas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Marques, J. A. S., e Silva, P. N. (2021). Os textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicas. In Serra, P. et al. (Org.). Língua portuguesa, literatura e formação de leitores (pp. 277-301). Camões Instituto da Cooperação e da Língua. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8964-14-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11912 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua | pt_PT |
dc.subject | Classificações textuais | pt_PT |
dc.subject | Géneros textuais | pt_PT |
dc.subject | Ensino da língua | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia dos géneros | pt_PT |
dc.subject | Programas de português | pt_PT |
dc.title | Os textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicas | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 301 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 277 | pt_PT |
oaire.citation.title | Língua portuguesa, literatura e formação de leitores | pt_PT |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Paulo Nunes da | |
person.identifier.ciencia-id | 2719-0A96-080C | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9462-7717 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Marques e Silva (2021) Os textos e a sua classificação.pdf
- Size:
- 12.53 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format