Repository logo
 
Publication

Os textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicas

dc.contributor.authorMarques, José António Salvador
dc.contributor.authorSilva, Paulo Nunes da
dc.date.accessioned2022-04-28T14:44:47Z
dc.date.available2022-04-28T14:44:47Z
dc.date.issued2021-11
dc.description.abstractA necessidade de promover uma didática das línguas centrada nos géneros tem sido destacada por investigadores das mais relevantes áreas de pesquisa sobre literacia académica e pedagogia do texto (Schneuwly e Dolz 1999, Swales 2004). Acresce que a natureza pluridimensional do texto gera um leque de possibilidades classificatórias que permite a inclusão do mesmo texto em diferentes classes textuais. Face à diversidade de classificações textuais, é fundamental, em termos didáticos, que professores e alunos tomem consciência não só da pluralidade de classificações, mas também dos parâmetros classificatórios que lhes estão subjacentes. Para isso, torna-se necessário promover um conjunto de pesquisas, com o objetivo de analisar programas e manuais escolares, mas também de descrever, de forma teoricamente fundamentada, os parâmetros dos géneros estudados nos diversos anos/classes de escolaridade. Visando contribuir para estes objetivos, o artigo desenvolver-se-á a partir de uma pesquisa simultaneamente documental e bibliográfica que, tomando como objeto de estudo as classificações textuais presentes nos programas de Português das 8ª, 9ª e 10ª classes, procurou identificar (i) os parâmetros classificatórios que orientaram a categorização textual apresentada pelos programas, (ii) as classes textuais selecionadas para o ensino da língua portuguesa no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral (ESG) moçambicano e (iii) as orientações programáticas relacionadas com o desenvolvimento de competências associadas à classificação textual. Os resultados obtidos através da análise documental e o estudo das teorias desenvolvidas em torno da classificação textual por autores como Petitjean (1989), Denizot (2005), Silva (2012) e Travaglia (2018) permitiram-nos concluir que (i) as classificações textuais apresentadas nos programas obedecem a diferentes critérios classificatórios, que (ii) o esclarecimento desses critérios não está previsto pelos programas e que (iii) o conceito de género textual não é explorado. Estas constatações alertaram-nos para a necessidade de se perspetivar uma revisão dos programas e, no imediato, se desenvolverem ações de formação que incentivem os professores a promover atividades que tornem explícitos os critérios de classificação dos textos e assumam a centralidade do género textual no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa no contexto das escolas moçambicanas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarques, J. A. S., e Silva, P. N. (2021). Os textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicas. In Serra, P. et al. (Org.). Língua portuguesa, literatura e formação de leitores (pp. 277-301). Camões Instituto da Cooperação e da Língua.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8964-14-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11912
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCamões - Instituto da Cooperação e da Línguapt_PT
dc.subjectClassificações textuaispt_PT
dc.subjectGéneros textuaispt_PT
dc.subjectEnsino da línguapt_PT
dc.subjectPedagogia dos génerospt_PT
dc.subjectProgramas de portuguêspt_PT
dc.titleOs textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage301pt_PT
oaire.citation.startPage277pt_PT
oaire.citation.titleLíngua portuguesa, literatura e formação de leitorespt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNamePaulo Nunes da
person.identifier.ciencia-id2719-0A96-080C
person.identifier.orcid0000-0001-9462-7717
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Marques e Silva (2021) Os textos e a sua classificação.pdf
Size:
12.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format