Repository logo
 
Publication

Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorMachado, Jane do Carmo
dc.contributor.authorVasconcelos, Maria Celi Chaves
dc.contributor.authorOliveira, Nuno Ricardo
dc.date.accessioned2023-12-18T12:02:33Z
dc.date.available2023-12-18T12:02:33Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadaspt_PT
dc.description.abstractThis paper focuses the discussion on treatment given by recent researches to initial and continuous teachers training policies, analyzing how these policies articulate speech and practice from the perspective of improving working conditions and professional development of teachers in order to ensure permanent struggles and achievements in teaching career. The study privileged a qualitative methodology and data interpretation is made from theoretical assumptions based on Jenny Ozga studies of educational policies and Bernadette Gatti and Marli André researches on teacher training. The results indicate the need to break weaknesses and address challenges faced by teachers in their training and work, as well as present the potential to such training and work when considering the introdution / implementation of those educational policies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMachado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Formação Inicial e Continuada de Professores: entre o discurso e a prática. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, vol. 10, nº1, pp. 13-27., doi: https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15266
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade São Paulopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/409pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação qualitativapt_PT
dc.subjectFormação iniciale continuadapt_PT
dc.subjectTrabalho docentept_PT
dc.subjectQualitative researchpt_PT
dc.subjectInitial and continuous teacher trainingpt_PT
dc.subjectTeaching workpt_PT
dc.titleFormação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a práticapt_PT
dc.title.alternativeInitial and continuous training for teachers: between speech and practicept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage27pt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Educação Tecnologia e Sociedadept_PT
person.familyNamedo Carmo Machado
person.familyNameVASCONCELOS
person.familyNameLopes de Oliveira
person.givenNameJane
person.givenNameMARIA CELI CHAVES
person.givenNameNuno Ricardo
person.identifierA-3899-2016
person.identifier.ciencia-idED18-23EC-38C9
person.identifier.ciencia-id1E1F-392C-CE08
person.identifier.orcid0000-0001-8786-4108
person.identifier.orcid0000-0002-3624-4854
person.identifier.orcid0000-0003-0135-9755
person.identifier.scopus-author-id38962111100
person.identifier.scopus-author-id56245083100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication325e12d8-1959-4ad5-9139-8a8700fb4ac7
relation.isAuthorOfPublicatione6cd5c82-7b43-4be8-97d0-dc4e0455cd08
relation.isAuthorOfPublication7fecf47b-0fb2-4b49-bbde-da1370495e1b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7fecf47b-0fb2-4b49-bbde-da1370495e1b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
jcmachado_mccvasconcelos_nroliveira2017.pdf
Size:
361.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
article
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: