Publication
Escola : família :matemática : que relações?
dc.contributor.author | Silva, Pedro | |
dc.contributor.author | Monteiro, Cecília | |
dc.contributor.author | Moreira, Darlinda | |
dc.date.accessioned | 2016-10-31T11:58:56Z | |
dc.date.available | 2016-10-31T11:58:56Z | |
dc.date.issued | 2002-09 | |
dc.description | X Encontro da Seção de Matemática da Sociedade das Ciências da Educação, realizado na Consolação, Peniche em 2001 | pt_PT |
dc.description.abstract | A complexidade do mundo actual exige que a escola colabore com a família e a envolva como fazendo parte integrante da comunidade educativa. Nesse sentido foi dado um passo significativo quando se criou a Confederação Nacional da Associação de Pais (CONFAP) e quando se determina que os pais passem a participar no Conselho de escola ou Área escola (decreto lei nº172/91). A falta de tradição em colaborações estreitas com as famílias por parte da escola corre o risco de anular na prática as disposições legais, se não forem postas em prática medidas concretas tanto a nível dos órgãos de poder da escola como da parte dos professores. Se o grande objectivo do envolvimento da família na escola é uma melhoria das aprendizagens dos alunos, há que pôr em marcha iniciativas que permitam: a) identificar aspectos críticos da relação escola família; b) estudar processos de incentivar a colaboração dos pais; c) implementar e avaliar medidas concretas para levar a escola à família e a família à escola, nomeadamente no caso das aprendizagens da Matemática. São desafios que se colocam a gestores, professores e a investigadores. Neste documento irão ser abordados alguns aspectos inseridos em duas partes. Na primeira far-se-á uma breve análise da relação escola – família em termos gerais procurando situar a situação portuguesa no panorama da situação de alguns países. Numa segunda parte irão ser relatados algumas conclusões de estudos feitos em Portugal e noutros países e levantadas algumas questões no âmbito da relação Matemática – família, focando-se a questão dos trabalhos de casa de Matemática e o apoio da família a esta tradicional componente da vida escolar dos nossos alunos que é o TPC. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 972-8614-02-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/5704 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Instituto de Inovação Educacional | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/2001/2001_13_PSilva.pdf | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.title | Escola : família :matemática : que relações? | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Consolação, Peniche | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 141 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 125 | pt_PT |
oaire.citation.title | Matemática e comunidades : a diversidade social no ensino-aprendizagem da matemática | pt_PT |
person.familyName | Moreira | |
person.givenName | Darlinda | |
person.identifier.ciencia-id | 281C-10F6-8406 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4138-4509 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57188837672 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Silva, Monteiro, Moreira (2001) EScola, Familia, matematica, que relação.pdf
- Size:
- 295.56 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: