Repository logo
 
Publication

Escola : família :matemática : que relações?

dc.contributor.authorSilva, Pedro
dc.contributor.authorMonteiro, Cecília
dc.contributor.authorMoreira, Darlinda
dc.date.accessioned2016-10-31T11:58:56Z
dc.date.available2016-10-31T11:58:56Z
dc.date.issued2002-09
dc.descriptionX Encontro da Seção de Matemática da Sociedade das Ciências da Educação, realizado na Consolação, Peniche em 2001pt_PT
dc.description.abstractA complexidade do mundo actual exige que a escola colabore com a família e a envolva como fazendo parte integrante da comunidade educativa. Nesse sentido foi dado um passo significativo quando se criou a Confederação Nacional da Associação de Pais (CONFAP) e quando se determina que os pais passem a participar no Conselho de escola ou Área escola (decreto lei nº172/91). A falta de tradição em colaborações estreitas com as famílias por parte da escola corre o risco de anular na prática as disposições legais, se não forem postas em prática medidas concretas tanto a nível dos órgãos de poder da escola como da parte dos professores. Se o grande objectivo do envolvimento da família na escola é uma melhoria das aprendizagens dos alunos, há que pôr em marcha iniciativas que permitam: a) identificar aspectos críticos da relação escola família; b) estudar processos de incentivar a colaboração dos pais; c) implementar e avaliar medidas concretas para levar a escola à família e a família à escola, nomeadamente no caso das aprendizagens da Matemática. São desafios que se colocam a gestores, professores e a investigadores. Neste documento irão ser abordados alguns aspectos inseridos em duas partes. Na primeira far-se-á uma breve análise da relação escola – família em termos gerais procurando situar a situação portuguesa no panorama da situação de alguns países. Numa segunda parte irão ser relatados algumas conclusões de estudos feitos em Portugal e noutros países e levantadas algumas questões no âmbito da relação Matemática – família, focando-se a questão dos trabalhos de casa de Matemática e o apoio da família a esta tradicional componente da vida escolar dos nossos alunos que é o TPC.pt_PT
dc.identifier.isbn972-8614-02-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5704
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Instituto de Inovação Educacionalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/2001/2001_13_PSilva.pdfpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleEscola : família :matemática : que relações?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceConsolação, Penichept_PT
oaire.citation.endPage141pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titleMatemática e comunidades : a diversidade social no ensino-aprendizagem da matemáticapt_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameDarlinda
person.identifier.ciencia-id281C-10F6-8406
person.identifier.orcid0000-0003-4138-4509
person.identifier.scopus-author-id57188837672
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58941a10-0d76-4aa5-bb5d-c7a9b65abbff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Silva, Monteiro, Moreira (2001) EScola, Familia, matematica, que relação.pdf
Size:
295.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: