Publication
Relações possíveis entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online
dc.contributor.author | Locatelli, Ederson Luiz | |
dc.contributor.author | Schlemmer, Eliane | |
dc.date.accessioned | 2014-05-12T10:37:23Z | |
dc.date.available | 2014-05-12T10:37:23Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Devido ao crescimento acelerado da oferta de cursos na modalidade a distância, os projetos de EaD têm nos trazido uma série de questões a serem refletidas. Estas questões, que estão diretamente ligadas à concepção e gestão, tem ligação direta com o perfil de egresso que se pretende formar. No contexto brasileiro, a cada ano, mais de uma centena de cursos é ofertada, o que acaba por envolver um número cada vez maior de profissionais e alunos. A forma como está sendo concebida e gerida merece uma atenção especial pois tem resultado em algumas consequências: evasão; desafios organizacionais de uma instituição presencial que passa a oferecer EaD; custo da produção de cursos; inconsistência de cursos ofertados na modalidade de EaD; mercado de trabalho ainda não reconhece em grande parte, os cursos de graduação na modalidade EaD da mesma forma que os cursos presenciais; formatação inadequada dos projetos, etc. Buscando problematizar e apresentar outras alternativas para a elaboração dos projetos de Educação a Distância, este projeto de pesquisa apoiar-se-á no Design Estratégico para qualificar estes processos. Com a evolução do Design Industrial que era pensar produto, o Design Estratégico é uma disciplina recente dentro da grande área do Design, deixando de pensar somente em produto e passa a pensar de maneira mais complexa, na estratégia. Para Zurlo (2010), Design estratégico é, como a complexidade, uma palavra problema. Um sistema aberto que inclui diversos pontos de vista, modelos interpretativos articulados e várias disciplinas. Dizer que a educação passa a ser pensada a partir da complexidade, pode-se afirmar que mais elementos são levados em consideração ao se projetar. Que não somente os materiais, mas os sujeitos, docentes, tecnologias, mediação... passam a ser considerados na projetação tendo como foco os cenários possíveis. Essa pesquisa será de natureza aplicada, pois o conhecimento gerado visa aprimorar o trabalho no design de educação online, e apresentará uma abordagem qualitativa e quantitativa. Além disso, configura-se ainda como uma pesquisa exploratória, sendo que o problema de pesquisa será aperfeiçoado ao longo de todo o trabalho. Também, pode-se atribuir a esta pesquisa como uma pesquisa bibliográfica e documental, pois serão utilizados materiais já publicados, os projetos das instituições e entrevistas com os profissionais envolvimentos. Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a oferta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância e desenvolve-se com o seguinte problema de investigação: que relações são possíveis estabelecer entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online, tendo como foco os cursos de Pedagogia a Distância? Diante do problema exposto, o objetivo geral é mapear o cenário, elencar e analisar os principais projetos de Licenciatura em Pedagogia a Distância no Brasil. São objetivos específicos: •Quais são os pressupostos para a elaboração de projeto de EaD? •Como são desenhados os projetos de curso de Pedagogia online? •Quais diretrizes orientam? •Quais as contribuições do Design Estratégico para pensar a criação de projeto na Educação online? | por |
dc.description.sponsorship | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | por |
dc.identifier.citation | Locatelli, Ederson Luiz; Schlemmer, Eliane - Relações possíveis entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-9 | por |
dc.identifier.issn | 978-972-674-738-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3201 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade Aberta | por |
dc.publisher | LE@D | |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Design estratégico | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Projetos de educação | por |
dc.subject | Estudo de casos | por |
dc.subject | Brasil | por |
dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | |
dc.title | Relações possíveis entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 9 | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
oaire.citation.title | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | por |
person.familyName | Schlemmer | |
person.givenName | Eliane | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8264-3234 | |
person.identifier.rid | I-7549-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 26424749700 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | eb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | eb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e |