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Relações interculturais na Europa: uma perspetiva na imprensa portuguesa entre 2013 e 2015

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorMarques, Maria do Céu
dc.contributor.authorMateiro, Júlio Omar Affonso
dc.date.accessioned2019-07-31T11:44:57Z
dc.date.available2019-07-31T11:44:57Z
dc.date.issued2019-07-16
dc.date.submitted2019-07-31
dc.description.abstractEsta dissertação tem como principal objetivo perceber se os conceitos e paradigmas atuais sobre interculturalidade e espaço público encontram eco na imprensa nacional e contribuem para a formação e estruturação da sociedade. A crise dos refugiados reforçou os nossos valores identitários e mostrou a relatividade dos conceitos humanistas. O aumento da entrada de imigrantes muçulmanos na Europa, habituados a exercer as suas crenças noutro ambiente cultural, veio trazer conflitos ao nosso meio ambiente. O âmbito deste estudo reside na reflexão em torno do que poderão ser as bases de uma cultura comum, os preceitos da interculturalidade, que nos permitam adotar relações interculturais saudáveis como forma de estar no mundo. Abordamos a questão do ponto de vista dos estereótipos, a língua, a educação e o modo como, de uma maneira geral, chegamos ao conhecimento do outro e da sua cultura. Tudo isto são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de uma atitude intercultural que promova o entendimento entre os povos. O espaço público e o que ele representa numa sociedade multiétnica, multirreligiosa e multicultural reflete a nossa identidade e modo de vida determinando tanto o presente como o futuro. São também considerados os novos espaços públicos bem como o espaço público sob diversos pontos de vista que não apenas o da comunicação social. Em concordância com o estudo teórico feito, fazemos uma consulta à imprensa escrita portuguesa, entre 2013 e 2015 sobre a crise dos refugiados, procurando desconstruí-la, a fim de detetar se a realidade das notícias e o seu impacto na sociedade e no espaço público vão ao seu encontro, se aproximam ou se afastam. De acordo com o estudo que realizámos, pode concluir-se que a comunicação social influencia a sociedade através da validação ou contestação dos seus valores culturais, e que a sociedade influencia a interculturalidade na transmissão intergeracional desses mesmos valores, formando-se uma sinergia que pode ser negativa ou positiva mas sempre responsabilizante.pt_PT
dc.description.abstractThe research has as main objective to understand if the current concepts and paradigms on interculturality and public space are echoed in the national press and contribute to the formation and structuring of society. The refugee crisis reinforced our identity values and showed the relativity of humanistic concepts. The increase in the influx of Muslim immigrants in Europe, accustomed to exercising their beliefs in another cultural environment, has brought conflict with our environment. The scope of this study lies in the reflection on what could be the basis of a common culture, the precepts of interculturality, that allow us to adopt healthy intercultural relations as ways of being in the world. We approach the question from the point of view of stereotypes, language, education and the way in which, in general, we come to the knowledge of the other and its culture. All of these are fundamental tools for the development of an intercultural attitude that promotes understanding between peoples. Public space and what it represents in a multiethnic, multireligious and multicultural society reflects our identity and way of life and determines both the present and the future. New public spaces as well as the public space from different points of view are considered, not just that of the media. In accordance with the theoretical study, we make an appeal to the Portuguese press, between 2013 and 2015 on the refugee crisis, seeking to deconstruct it in order to detect whether the reality of the news and its impact on society and the public space will they approach or move away. According to our study, it can be concluded that social communication influences society through the validation or contestation of its cultural values, and that society influences interculturality in the intergenerational transmission of these same values, forming a synergy that can be negative or positive but always accountable for.pt_PT
dc.identifier.citationMateiro, Júlio Omar Affonso - Relações interculturais na Europa [Em linha]: uma perspetiva na imprensa portuguesa entre 2013 e 2015. Lisboa: [s.n.], 2019. 116 p.
dc.identifier.tid202270360
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8453
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelações interculturaispt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectEspaço públicopt_PT
dc.subjectImprensapt_PT
dc.subjectEuropapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.subjectPublic spacept_PT
dc.subjectPresspt_PT
dc.subjectEuropept_PT
dc.titleRelações interculturais na Europa: uma perspetiva na imprensa portuguesa entre 2013 e 2015pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Estudos sobre a Europa apresentada à Universidade Abertapt_PT

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