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O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminares
dc.contributor.author | Cabral, Pedro Barbosa | |
dc.contributor.author | Mendes, António Quintas | |
dc.date.accessioned | 2020-08-07T13:37:59Z | |
dc.date.available | 2020-08-07T13:37:59Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) | pt_PT |
dc.description.abstract | Sendo a Educação Online, o Blended Learning, o Ensino a Distância e genericamente a Aprendizagem em Ambientes Virtuais, modalidades em franca expansão torna-se necessário identificar princípios pedagógicos e critérios de sustentabilidade, de eficácia e de eficiência orientadores do desenho de cursos online. Nesse contexto, T. Anderson, a partir da clarificação dos tipos básicos de interação online (Professor-Estudante; Estudante-Estudante e Estudante-Conteúdos) desenvolveu o chamado Teorema de Equivalência da Interação. segundo o qual níveis importantes de aprendizagem significativa e profunda podem ser desenvolvidos desde que uma das três formas de interação seja de nível elevado. Neste estudo procuramos avaliar essa hipótese fazendo variar o desenho de cursos online a partir de cada um daqueles tipos de interacção bem como analisar o rácio custo-tempo/tipo de interacção. Os resultados preliminares vão ao encontro de alguns dos dados já encontrados anteriormente e outros resultados vão um pouco mais longe, em aspetos ainda não validados anteriormente, dando maior sustentabilidade ao TEI. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cabral, P. B., Quintas-Mendes, A. (2012). O Teorema da Equivalência da Interação e o Desenho de Cenários para a Educação Online: Resultados Preliminares, In: J. F. Matos et al. (Orgs). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação- Em Direção à Educação 2.0, pp. 3497-3517, Lisboa: Ed: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96999-8-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9949 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação online | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Teorema da Equivalência da Interação | pt_PT |
dc.subject | Desenho de cursos online | pt_PT |
dc.title | O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminares | pt_PT |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 3517 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 3497 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação- Em Direção à Educação 2.0 | pt_PT |
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person.identifier.orcid | 0000-0003-4683-1371 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1086-2600 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57198794941 | |
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