Repository logo
 
Publication

O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminares

dc.contributor.authorCabral, Pedro Barbosa
dc.contributor.authorMendes, António Quintas
dc.date.accessioned2020-08-07T13:37:59Z
dc.date.available2020-08-07T13:37:59Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionTrabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D)pt_PT
dc.description.abstractSendo a Educação Online, o Blended Learning, o Ensino a Distância e genericamente a Aprendizagem em Ambientes Virtuais, modalidades em franca expansão torna-se necessário identificar princípios pedagógicos e critérios de sustentabilidade, de eficácia e de eficiência orientadores do desenho de cursos online. Nesse contexto, T. Anderson, a partir da clarificação dos tipos básicos de interação online (Professor-Estudante; Estudante-Estudante e Estudante-Conteúdos) desenvolveu o chamado Teorema de Equivalência da Interação. segundo o qual níveis importantes de aprendizagem significativa e profunda podem ser desenvolvidos desde que uma das três formas de interação seja de nível elevado. Neste estudo procuramos avaliar essa hipótese fazendo variar o desenho de cursos online a partir de cada um daqueles tipos de interacção bem como analisar o rácio custo-tempo/tipo de interacção. Os resultados preliminares vão ao encontro de alguns dos dados já encontrados anteriormente e outros resultados vão um pouco mais longe, em aspetos ainda não validados anteriormente, dando maior sustentabilidade ao TEI.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCabral, P. B., Quintas-Mendes, A. (2012). O Teorema da Equivalência da Interação e o Desenho de Cenários para a Educação Online: Resultados Preliminares, In: J. F. Matos et al. (Orgs). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação- Em Direção à Educação 2.0, pp. 3497-3517, Lisboa: Ed: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96999-8-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9949
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectTeorema da Equivalência da Interaçãopt_PT
dc.subjectDesenho de cursos onlinept_PT
dc.titleO Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminarespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage3517pt_PT
oaire.citation.startPage3497pt_PT
oaire.citation.titleAtas do II Congresso Internacional TIC e Educação- Em Direção à Educação 2.0pt_PT
person.familyNameCabral
person.familyNameMendes
person.givenNamePedro Barbosa
person.givenNameAntónio Quintas
person.identifier.ciencia-id9F16-7B7D-9270
person.identifier.orcid0000-0003-4683-1371
person.identifier.orcid0000-0003-1086-2600
person.identifier.scopus-author-id57198794941
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication184e2607-48ae-4649-9f9e-7c4a11e0f4c6
relation.isAuthorOfPublication45568488-e45a-48d7-bfaa-fa4296d52922
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery45568488-e45a-48d7-bfaa-fa4296d52922

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
pbcabral_aqmendes.pdf
Size:
7.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format