Repository logo
 
Publication

O digital como contributo para uma escola ágil da pandemia à inteligência artificial generativa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorBidarra, José
dc.contributor.authorSoares, Luís Miguel da Silva Inês
dc.date.accessioned2025-05-16T09:05:19Z
dc.date.available2025-05-16T09:05:19Z
dc.date.issued2025-04-23
dc.date.submitted2025-05-16
dc.descriptionTese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 exigiu mudanças significativas na educação, forçando a transição para o ensino não presencial (EnP) e destacando o papel central das tecnologias digitais. Este estudo analisa o impacto desse processo num Agrupamento de Escolas, considerando a adaptação das atividades pedagógicas, o papel das lideranças e as perceções dos docentes sobre práticas letivas e tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial Generativa (IAGen). A investigação combina a análise de mais de 3.200 atividades desenvolvidas durante o confinamento e um questionário realizado a professores. A análise compreende a sua categorização e a relação com as práticas e a sua adaptabilidade e eficácia em ambientes digitais. Adicionalmente, o estudo explora o conceito de "escola ágil", propondo a integração de tecnologias emergentes para promover práticas pedagógicas inovadoras e processos administrativos mais eficazes, propondo medidas e uma reflexão sobre a educação para além da IAGen, como a IAG (Inteligência Artificial Geral) e o processamento quântico.por
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic required significant changes in education, forcing the transition to non-presential teaching (EnP) and highlighting the central role of digital technologies. This study analyzes the impact of this process in a Group of Schools, considering the adaptation of pedagogical activities, the role of leadership, and teachers' perceptions of teaching practices and digital technologies, such as Generative Artificial Intelligence (IAGen). The research combined the analysis of more than 3,200 activities developed during confinement and a questionnaire conducted with teachers. The analysis includes the categorization of activities and their relationship with practices, as well as their adaptability and effectiveness in digital environments. Additionally, the study explores the concept of the "agile school," proposing the integration of emerging technologies to foster innovative pedagogical practices and more efficient administrative processes. It further reflects on education beyond IAGen, considering General Artificial Intelligence (GAI) and quantum processing.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19882
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectLiderança educacional
dc.subjectInteligência artificial
dc.subjectEscola ágil
dc.subjectPandemia
dc.subjectCOVID-19
dc.subjectEnsino a distância
dc.subjectEducational leadership
dc.subjectArtificial intelligence
dc.subjectAgile school
dc.subjectPandemic
dc.subjectNon-presential teaching
dc.titleO digital como contributo para uma escola ágil da pandemia à inteligência artificial generativapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAGE_LuisSoares.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: