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Contributos das poéticas de David Mourão-Ferreira e de Pedro Homem de Mello para o novo fado de Amália Rodrigues

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorPais, Carlos Castilho
dc.contributor.advisorCouto, Anabela Galhardo
dc.contributor.authorFerreira, Rui Manuel Martins
dc.date.accessioned2022-01-19T17:10:47Z
dc.date.available2024-12-17T01:30:19Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.date.submitted2022-01-19
dc.description.abstractO presente estudo pretende analisar o contributo das poéticas de Pedro Homem de Mello e David Mourão-Ferreira para o surgimento do Novo Fado de Amália Rodrigues, nos anos 60 e 70 do século XX. Importa ressaltar que as obras poéticas específicas de Pedro e David são vastas e pré-existentes ao universo temporal que é objeto desta investigação. Também a carreira de Amália Rodrigues já se tinha iniciado muito antes desta época, mas a contribuição da poesia dos dois autores e a carreira de Amália representam um encontro particular no espaço e no tempo, materializado numa produção artística específica, designada por Novo Fado. O critério de seleção subjacente à centralidade do estudo da poética de Pedro e David prende-se com a pertinência da obra destes poetas, por terem sido os primeiros poetas eruditos vivos a estabelecerem uma colaboração estreita e dedicada com a artista Amália Rodrigues, que se manteve ao longo das suas vidas. Esta ligação adveio da intervenção do compositor Alain Oulman na adequação da poesia ao fado, procedendo ao levantamento dos poemas, com suporte musical da sua autoria, para os divulgar num novo tipo de fado. A obra poética de Pedro Homem de Mello, cantada por Amália, introduziu no repertório do fado poemas que exploram uma densa versatilidade de sentimentos humanos e emoções, com manifestação lírica. Já David Mourão-Ferreira, ao trazer a sua poesia para o fado, transmite-lhe simbolicamente um ambiente festivo e um tipo de sensualidade que, dispensando narrativas, introduzem inovação no conteúdo do fado, pela forma como aborda as emoções complexas ligadas ao amor e à paixão. A ambiguidade do fado e da personalidade de Amália acabará por lhe proporcionar um encontro feliz com novos e diversos tipos de públicos. Os encontros e desencontros da vida acabaram por servir de mensagem a este novo tipo de fado, que recorria a um simbolismo particular e a uma sensibilidade nova, para abordar as temáticas eternas, da vida e da morte.pt_PT
dc.description.abstractThe present investigation aims to analyse the contribution of Pedro Homem de Mello’s and David Mourão-Ferreira’s poetry to the emergence of Amália Rodrigues’s New Fado. It is important to emphasize that Pedro’s and David’s poetry is vast and precedes the time frame of our study, the 60s and 70s of the 20th years of XX’ century. Amália Rodrigues’s career had started long before, although the contribution of the two abovementioned authors’ poetry to Amália's career represents a particular meeting in space and in time, emerging as a distinct artistic production. The selection criteria underlying the study on Pedro’s and David’s poetic production pertains to the relevance of these poets’ work, since they were the first living erudite poets to establish a close and long-lasting relationship, collaboration and dedication to Amalia Rodrigues. This connection was promoted by Oulman's intervention in the area of Fado. He proceeded to survey the poems in order to disseminate them with his own musical support, thus opening the way for a new form of fado. Pedro Homem de Mello’s poetic production introduces in the fado repertoire poems dedicated to exploring human feelings and emotions with a lyrical manifestation. David Mourão-Ferreira’s poetry, on the other hand, conveys a non-narrative festive symbology and a sort of sensuality that establishes an innovation in the content of fado, addressing the complex emotions associated with love and passion. Life’s intricacies and paradoxes ended up serving as a message for this new type of fado, one that used a particular symbolism and a new sensitivity to address eternal themes such as life and death.pt_PT
dc.identifier.citationFerreira, Rui Manuel Martins - Contributos das poéticas de David Mourão-Ferreira e de Pedro Homem de Mello para o novo fado de Amália Rodrigues [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2021. 347 p.
dc.identifier.tid101656688pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11650
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAmália Rodrigues, 1920-1999pt_PT
dc.subjectDavid Mourão Ferreira, 1927-1996pt_PT
dc.subjectPedro Homem de Mello, 1904-1984pt_PT
dc.subjectFadopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectTraditional fadopt_PT
dc.subjectNew fado
dc.titleContributos das poéticas de David Mourão-Ferreira e de Pedro Homem de Mello para o novo fado de Amália Rodriguespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Estudos Portugueses na especialidade de Literatura Portuguesa apresentada à Universidade Abertapt_PT

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