Repository logo
 
Publication

Racismo e preconceito nas redes sociais digitais: pesquisa com estudantes do ensino médio

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPaulo, Rodrigo Barbosa de
dc.contributor.authorCasarin, Helen de Castro Silva
dc.contributor.authorGutierres Castanha, Rafael
dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.date.accessioned2023-01-05T06:42:39Z
dc.date.available2023-01-05T06:42:39Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractObjetivo: Discutir como o preconceito tem se evidenciado nas redes sociais digitais, com ênfase sobre o racismo; identificar os principais preconceitos sofridos e testemunhados por estudantes do ensino médio em redes sociais digitais. Método: A fundamentação teórica foi construída a partir do diálogo de autores negros que discutem o tema. O estudo foi realizado em uma escola privada de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário eletrônico ao conjunto de estudantes do ensino médio. Participaram da pesquisa 215 estudantes. Resultado: constata-se que a maioria dos estudantes possui redes sociais e que também presenciam situações de preconceito na internet, sendo em grande parte devido a: cor ou raça, aparência física, por gostar de pessoas do mesmo sexo e por ser mulher. Os estudantes participantes da pesquisa possuem maior facilidade de perceberem o preconceito sofrido por terceiros, que reconhecer as situações em que foram vítimas. Conclusões: A principal conclusão é que, assim como no mundo analógico, os educadores, incluindo os bibliotecários, precisam fortemente pautar os temas relacionados ao preconceito e racismo em sua prática educativa de forma crítica. Espera-se que os resultados possam ser usados como subsídio para preparação de programas de competência digital aos estudantes.pt_PT
dc.description.abstractObjective: Discuss how prejudice has been evidenced in digital social networks, with an emphasis on racism; identify the main prejudices suffered and witnessed by Brazilian high school students in digital social networks. Method: The theoretical foundation was built from the dialogue of black authors who discuss the topic. The study was carried out in a private school in a city in the interior of the state of São Paulo. For data collection, an electronic questionnaire was applied to the group of high school students at the school. 215 students participated in the research. Result: it appears that most students have social networks and also witness situations of prejudice on the internet, largely due to: color or race, physical appearance, liking people of the same sex and being a woman. It is easier for students participating in the research to perceive the prejudice suffered by others, rather than by themselves. Conclusions: The main conclusion is that, just like in the analog world, educators, including librarians, need to strongly guide the themes related to prejudice and racism in their educational practice in a critical way. It is hoped that the results can be used as a subsidy for the preparation of digital literacy programs for high school students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5007/1518-2924.2022.e84256pt_PT
dc.identifier.issn1518-2924
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13017
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_PT
dc.subjectRacismopt_PT
dc.subjectPreconceitopt_PT
dc.subjectCompetência digitalpt_PT
dc.titleRacismo e preconceito nas redes sociais digitais: pesquisa com estudantes do ensino médiopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEncontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaçãopt_PT
oaire.citation.volume27pt_PT
person.familyNameBarbosa de Paulo
person.familyNameCasarin
person.familyNameGutierres Castanha
person.familyNameBastos
person.givenNameRodrigo
person.givenNameHelen
person.givenNameRafael
person.givenNameGlória
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.orcid0000-0001-9008-2537
person.identifier.orcid0000-0002-3997-9207
person.identifier.orcid0000-0002-3117-1780
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.ridE-7184-2012
person.identifier.scopus-author-id57189661071
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8f7766ec-4e61-4651-a665-b15696768225
relation.isAuthorOfPublication8cf9169f-3c79-402a-a80d-2af21d9db4d5
relation.isAuthorOfPublicationd907bb75-0e63-48aa-8c8f-55960ce2ba27
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
84256-Texto do Artigo-327690-1-10-20220526.pdf
Size:
556.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: