Repository logo
 
Publication

A imigração luso-brasileira na Alemanha : a mediação intercultural no ensino de português língua estrangeira enquanto estratégia de integração social

dc.contributor.advisorSequeira, Rosa Maria
dc.contributor.authorDittmaier, Thalita Vasconcelos de Sá Moura
dc.date.accessioned2015-09-04T09:33:16Z
dc.date.available2015-09-04T09:33:16Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractNa gestão de choques culturais oriundos da diversidade do mundo globalizado, acreditamos que o ensino de línguas estrangeiras possa exercer uma função significativa em contextos multiculturais complexos como a sociedade alemã atual. Para tanto, partimos do pressuposto de que ensinar língua é ensinar cultura, do mesmo modo que circunscrevemo-nos à imigração luso-brasileira na Alemanha e ao ensino-aprendizado de língua portuguesa não materna. Alicerçado por quadros teóricos desenvolvidos no âmbito da investigação nas áreas de comunicação intercultural, o presente estudo pretende, pois, lançar um olhar sobre o ensino de línguas estrangeiras no que diz respeito à integração social. Assim, foram relacionados aspectos linguísticos e culturais, os quais são capazes de conferir um caráter ainda mais humanitário à atuação do professor de línguas, reconhecido aqui como mediador.por
dc.description.abstractFor a better management of cultural shocks originated from the diversity of the globalized world, we believe that language teaching can have a significant role in complex multicultural contexts such as the current German society. In this way, we assume that teaching languages is teaching cultures, in the same way we delimit our scope by means of the Luso-Brazilian immigration in Germany and the Portuguese teaching as a foreign language. Supported by the theoretical frames developed by the research in the intercultural communication area, the present study intends thus to analyse the contribution of foreign language teaching to social integration. Therefore, linguistic and cultural aspects were related, being able to provide even more humanitarian attributes to the work of a language teacher, here recognized as a mediator.por
dc.identifier.citationDittmaier, Thalita Vasconcelos de Sá Moura - A imigração luso-brasileira na Alemanha [Em linha] : a mediação intercultural no ensino de português língua estrangeira enquanto estratégia de integração social. [S.l.] : [s.n.], 2015. 94 p.por
dc.identifier.tid201139316
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4442
dc.language.isoporpor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectPortuguês língua não maternapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectAlemanhapor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectIntegrationpor
dc.subjectInterculturalitypor
dc.subjectMediationpor
dc.titleA imigração luso-brasileira na Alemanha : a mediação intercultural no ensino de português língua estrangeira enquanto estratégia de integração socialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMELP_ThalitaDittmaier.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: