Repository logo
 
Publication

Pragmatismo, design-based research e investigação-ação

dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2023-01-25T12:49:24Z
dc.date.available2023-01-25T12:49:24Z
dc.date.issued2021-08
dc.description.abstractNeste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.description.abstractIn this article the authors analyse and reflect on the characteristics of two approaches linked to an epistemology of practice: Design-Based Research and Action-Research and their framework in the Pragmatic Paradigm of research in Education. Design-Based Research encompasses a set of approaches aimed at producing new theories, artefacts, and practices with an impact on learning in natural contexts; Action-Research is action-oriented or cycles of actions that members of an organisation/community, possibly including external constituents, develop around a problematic situation aimed at improving practices. The roots and evolution of the two approaches are distinct, but they share fundamental assumptions and translate investigative views on practice with subtle differences. The analysis of the respective ontological, epistemological and methodological features underlying them justifies their inclusion in the Pragmatic Paradigm of Research in Education.pt_PT
dc.description.sponsorshipFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, A. & Oliveira, I. (2021). Pragmatismo, Design-based Research e Investigação-ação. Revista Pesquisa Qualitativa, 9 (21): 445-467.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.453pt_PT
dc.identifier.issn2525-8222
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13210
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relation.publisherversionhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/453pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesign-based researchpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPragmatismopt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectPragmatismpt_PT
dc.titlePragmatismo, design-based research e investigação-açãopt_PT
dc.title.alternativePragmatism, design-based research and action researchpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.endPage467pt_PT
oaire.citation.startPage445pt_PT
oaire.citation.titleRevista Pesquisa Qualitativapt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNamePereira
person.familyNameOliveira
person.givenNameAlda
person.givenNameIsolina
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id55980553700
person.identifier.scopus-author-id8296254000
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isProjectOfPublication2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca
relation.isProjectOfPublication42c58128-ac48-4fb2-bb48-c5b5d6faa031
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PRAGMATISMO, DESIGN-BASED RESEARCH E INVESTIGAÇÃO-AÇÃO.pdf
Size:
358.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: