Repository logo
 
Publication

Promover o livro e a leitura junto de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do distrito de Leiria: uma missão intemporal da biblioteca escolar

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorNovo, Ana
dc.contributor.authorVaz, Maria Emília Teixeira
dc.date.accessioned2025-06-30T17:06:13Z
dc.date.available2025-06-30T17:06:13Z
dc.date.issued2025-05-16
dc.date.submitted2025-06-30
dc.descriptionTese de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractEsta investigação explora uma temática que, ao longo do tempo, se tem apresentado como uma das grandes debilidades do nosso país, a leitura. Com efeito, são preocupantes as fragilidades que a população portuguesa, especialmente a população em idade escolar, tem evidenciado no que diz respeito à leitura e aos seus hábitos. O objetivo deste estudo é perceber de que modo as bibliotecas escolares, no distrito de Leiria, são capazes de promover o gosto pelo livro e pela leitura contribuindo, assim, para melhorar os índices de leitura da sua população estudantil. Optou-se pelo estudo de caso com recurso a uma metodologia de cariz quantitativo. Os dados utilizados foram recolhidos das respostas aos inquéritos realizados pela Rede de Bibliotecas Escolares MABE 2019 (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar) e aplicados aos alunos e professores das bibliotecas escolares do distrito de Leiria, tendo-se analisado o domínio B - Leitura e literacia e, escolhido as questões que mais diretamente estão relacionadas com a leitura. Pode-se concluir que as bibliotecas escolares do distrito de Leiria promovem hábitos de leitura e estimulam o interesse e o gosto dos alunos para a leitura, embora não se verifiquem índices de articulação expressivos, dentro da comunidade escolar, nem exista um significativo envolvimento com as famílias.por
dc.description.abstractThis research explores a topic that, over time, has presented itself as one of our country's greatest weaknesses: reading. In fact, the weaknesses that the Portuguese population, especially the school-age population, has shown with regard to reading and their habits are worrying. The objective of this study is to understand how school libraries, in the district of Leiria, are capable of promoting a love of books and reading, thus contributing to improving the reading rates of their student population. We opted for a case study using a quantitative methodology. The data used were collected from responses to surveys carried out by the MABE 2019 School Library Network (School Library Assessment Model) and applied to students and teachers from school libraries in the district of Leiria, having analyzed domain B - Reading and literacy and, choosing the questions that are most directly related to reading. It can be concluded that school libraries in the Leiria district promote reading habits and stimulate students' interest and enjoyment in reading, although there are no significant levels of articulation within the school community, nor is there significant involvement with families.eng
dc.identifier.tid203969596
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19975
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectBiblioteca escolar
dc.subjectHábitos de leitura
dc.subjectPromoção da leitura
dc.subjectMABE - Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar
dc.subjectLeiria
dc.subjectSchool library
dc.subjectReading habits
dc.subjectReading promotion
dc.titlePromover o livro e a leitura junto de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do distrito de Leiria: uma missão intemporal da biblioteca escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMGIBE_MEmiliaVaz.pdf
Size:
2.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: