Repository logo
 
Publication

Desafios da inovação curricular: perspetivas de professores veteranos

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorTorres, Ana Cristina
dc.contributor.authorMouraz, Ana
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica
dc.date.accessioned2022-11-02T13:06:00Z
dc.date.available2022-11-02T13:06:00Z
dc.date.issued2022-06
dc.description.abstractO acentuado envelhecimento docente em Portugal tem sido reconhecido como um dos obstáculos à mudança do paradigma educacional com que muitos sistemas educativos europeus estão comprometidos. As crescentes diferenças geracionais entre professores e alunos, as constantes pressões para a utilização educativa das tecnologias e a intensificação do trabalho docente têm contribuído para algum sentimento de ineficácia do trabalho curricular e um certo desencanto profissional em muitos professores. Neste contexto, o projeto REKINDLE+50 trabalhou com professores veteranos procurando potenciar a relação entre a sua agência curricular e as práticas de ensino pelo recurso a tecnologias digitais, com vista à promoção de um (re)encantamento profissional através da inovação curricular. Este texto analisa perspetivas de professores veteranos sobre os desafios da inovação curricular pelo uso de tecnologias, incluindo práticas, riscos percebidos, obstáculos e estratégias de superação que identificam na sua agência perante a inovação curricular. Assumindo uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, foi realizada uma análise de conteúdo aos murais em padlet e às reflexões individuais de 36 professores que participaram num curso de formação, organizado no âmbito do projeto, bem como às transcrições de três grupos de discussão focalizada. Desta análise constatou-se que a agência curricular de professores veteranos é potenciada por práticas de inovação pelas tecnologias, sobretudo quando percebem a sustentabilidade dessas práticas e os efeitos das mesmas numa participação mais ativa dos alunos nas atividades de ensino e na melhoria das suas aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractThe marked ageing of teachers in Portugal has been recognised as one of the obstacles to the change of the educational paradigm to which many European educational systems are committed. The growing generational differences between teachers and students, the constant pressures for the educational use of technologies and the intensification of the teaching work have contributed to a feeling of inefficiency of the curricular work and a certain professional disenchantment in many teachers. In this context, the REKINDLE+50 project worked with veteran teachers seeking to enhance the relationship between their curricular agency and teaching practices through the use of digital technologies, with a view to promoting professional (re)enchantment through curricular innovation. This text analyses veteran teachers’ perspectives about the challenges of curricular innovation through the use of technologies, including practices, perceived risks, obstacles and overcoming strategies that they identify in their agency towards curricular innovation. Assuming a qualitative methodology of interpretative nature, a content analysis was conducted to the murals on padlet and the individual reflections of 36 teachers who participated in a training course, organized within the project, as well as to the transcripts of three focus groups. From this analysis it was found that the curricular agency of veteran teachers is enhanced by innovation practices through technologies, especially when they perceive the sustainability of these practices and their effects on a more active participation of students in teaching activities and the improvement of their learning.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste estudo resulta do projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CED-EDG/28017/2017), na modalidade de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT). As autoras Ana Cristina Torres e Angélica Monteiro são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP [SFRH/BPD/108950/2015 e 2020.01982.CEECIND] e apoiadas pelo projeto estratégico do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal [ref. UID/CED/00167/2019; UIDB/00167/2020].pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTorres, A. C., Mouraz, A., & Monteiro, A. (2022). Desafios da inovação curricular: Perspetivas de professores veteranos. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 405–427. https://doi.org/10.21814/rpe.23263pt_PT
dc.identifier.doidoi.org/10.21814/rpe.23263pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12453
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista de Educaçãopt_PT
dc.relationDigital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession after 50
dc.relationTRANSIÇÕES DE ESTUDANTES – VOZES DE ESTUDANTES SOBRE O CURRÍCULO E O TRABALHO CURRICULAR NAS ESCOLAS EM DOIS SISTEMAS EDUCATIVOS
dc.relationCentre for Research and Intervention in Education
dc.relationU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/23263pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfessores veteranospt_PT
dc.subjectInovação curricularpt_PT
dc.subjectAutonomia e flexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectUtilização de tecnologias digitaispt_PT
dc.subjectVeteran teacherspt_PT
dc.subjectCurriculum innovationpt_PT
dc.subjectCurriculum autonomy and flexibilitypt_PT
dc.subjectUse of digitalpt_PT
dc.titleDesafios da inovação curricular: perspetivas de professores veteranospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDigital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession after 50
oaire.awardTitleTRANSIÇÕES DE ESTUDANTES – VOZES DE ESTUDANTES SOBRE O CURRÍCULO E O TRABALHO CURRICULAR NAS ESCOLAS EM DOIS SISTEMAS EDUCATIVOS
oaire.awardTitleCentre for Research and Intervention in Education
oaire.awardTitleU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC%2FCED-EDG%2F28017%2F2017/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBPD%2F108950%2F2015/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00167%2F2019/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00167%2F2020/PT
oaire.citation.endPage427pt_PT
oaire.citation.issue35pt_PT
oaire.citation.startPage405pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
oaire.fundingStream9471 - RIDTI
oaire.fundingStreamFARH
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameTorres
person.familyNameMouraz
person.familyNameReis Monteiro
person.givenNameAna Cristina
person.givenNameAna
person.givenNameAngélica Maria
person.identifierK-5379-2014
person.identifierK-5236-2014
person.identifier.ciencia-id8516-A4BF-A2E1
person.identifier.ciencia-id451A-5847-2060
person.identifier.ciencia-id161E-E43A-6E36
person.identifier.orcid0000-0002-9068-1203
person.identifier.orcid0000-0001-7960-5923
person.identifier.orcid0000-0002-1369-3462
person.identifier.scopus-author-idID 55213861200
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4651ad56-9415-4908-a2c8-af7c48f30694
relation.isAuthorOfPublication7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isAuthorOfPublication793b9b66-6009-469c-83dd-d4ad35dd8647
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isProjectOfPublicationa0e64e38-c537-4b13-961f-c2e038c16021
relation.isProjectOfPublication494ab9c7-0a6e-4e0d-a46f-19a905132cc1
relation.isProjectOfPublication3f14fc5f-0c04-46e3-ac24-4a07f9925790
relation.isProjectOfPublication9ab7756f-2fa8-4f1a-9efa-edf8a26fc693
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoverya0e64e38-c537-4b13-961f-c2e038c16021

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23263-Texto do Trabalho-114192-1-10-20220630 (1).pdf
Size:
388.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: