Repository logo
 
Publication

O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorBraz, Ana
dc.contributor.authorSeara, Isabel
dc.date.accessioned2024-12-16T15:56:36Z
dc.date.available2024-12-16T15:56:36Z
dc.date.issued2024-09-13
dc.description.abstractA relevância de utilizar audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências linguísticas como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário tem sido destacada em diversos estudos empíricos e reflexões didáticas. Porém, há indícios de que o potencial destes recursos didáticos não está a ser suficientemente aproveitado. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros, comparando as perceções de professores e alunos. Para tal, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Esta amostra de conveniência, relativamente heterogénea, foi recrutada através de contactos pessoais e redes sociais e permite-nos captar um pouco do panorama do uso de tais recursos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se alguns resultados. Por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast e valorizam mais a sua utilidade, mas consideram que o recurso a estes materiais é mais frequente do que o percebido pelos alunos. Alunos e professores mencionam como dificuldades consideráveis no recurso a audiolivros/podcasts a falta de tempo para os pesquisar e usar e a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos. Quanto às potencialidades destes textos, docentes e discentes privilegiam o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua, sendo que os alunos acrescentam a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se fundamentar a metodologia seguida, apresentar os resultados obtidos e refletir a partir deles sobre ações futuras que promovam um uso mais frequente e proveitoso destes recursos digitais no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, A., Braz, A., & Seara, I. (2024). O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados. III Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK (Newcastle University, Newcastle, 13-14/09/2024).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16954
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationEste trabalho é financiado por fundos nacionais (portugueses) através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/00214/2020/FCT e UIDB/04372/2020/FCT.pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagem de línguas estrangeiraspt_PT
dc.subjectAudiolivrospt_PT
dc.subjectPodcastspt_PT
dc.titleO recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultadospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F00214%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceNewcastle University, Newcastlept_PT
oaire.citation.titleIII Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UKpt_PT
oaire.fundingStreamConcurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base
oaire.fundingStreamConcurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base
person.familyNameCastelo
person.familyNamePereira Braz
person.familyNameRoboredo Seara
person.givenNameAdelina
person.givenNameAna Cristina
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.ciencia-id3E1D-7319-3000
person.identifier.ciencia-idCF12-7F83-CF53
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0002-2818-9699
person.identifier.orcid0000-0003-2117-5320
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication2264acac-0d53-4b3e-914b-e52dfafaf000
relation.isAuthorOfPublicatione502af87-795d-4edb-b9e0-7541da4e42d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isProjectOfPublication71c2c49f-ae30-4929-9ea7-dcd5aad64ab5
relation.isProjectOfPublicationac59ac83-d352-4988-8575-44825e864e9d
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryac59ac83-d352-4988-8575-44825e864e9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Castelo Braz Seara 2024-Txs Sonoros-vf-TROPO.pdf
Size:
528.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: