Publication
O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.contributor.author | Braz, Ana | |
dc.contributor.author | Seara, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T15:56:36Z | |
dc.date.available | 2024-12-16T15:56:36Z | |
dc.date.issued | 2024-09-13 | |
dc.description.abstract | A relevância de utilizar audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências linguísticas como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário tem sido destacada em diversos estudos empíricos e reflexões didáticas. Porém, há indícios de que o potencial destes recursos didáticos não está a ser suficientemente aproveitado. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros, comparando as perceções de professores e alunos. Para tal, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Esta amostra de conveniência, relativamente heterogénea, foi recrutada através de contactos pessoais e redes sociais e permite-nos captar um pouco do panorama do uso de tais recursos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se alguns resultados. Por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast e valorizam mais a sua utilidade, mas consideram que o recurso a estes materiais é mais frequente do que o percebido pelos alunos. Alunos e professores mencionam como dificuldades consideráveis no recurso a audiolivros/podcasts a falta de tempo para os pesquisar e usar e a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos. Quanto às potencialidades destes textos, docentes e discentes privilegiam o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua, sendo que os alunos acrescentam a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se fundamentar a metodologia seguida, apresentar os resultados obtidos e refletir a partir deles sobre ações futuras que promovam um uso mais frequente e proveitoso destes recursos digitais no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Castelo, A., Braz, A., & Seara, I. (2024). O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados. III Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK (Newcastle University, Newcastle, 13-14/09/2024). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16954 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Este trabalho é financiado por fundos nacionais (portugueses) através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/00214/2020/FCT e UIDB/04372/2020/FCT. | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras | pt_PT |
dc.subject | Audiolivros | pt_PT |
dc.subject | Podcasts | pt_PT |
dc.title | O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F00214%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Newcastle University, Newcastle | pt_PT |
oaire.citation.title | III Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK | pt_PT |
oaire.fundingStream | Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base | |
oaire.fundingStream | Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base | |
person.familyName | Castelo | |
person.familyName | Pereira Braz | |
person.familyName | Roboredo Seara | |
person.givenName | Adelina | |
person.givenName | Ana Cristina | |
person.givenName | Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-ABA2-80B9 | |
person.identifier.ciencia-id | 3E1D-7319-3000 | |
person.identifier.ciencia-id | CF12-7F83-CF53 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9079-1066 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2818-9699 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2117-5320 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d | |
relation.isAuthorOfPublication | 2264acac-0d53-4b3e-914b-e52dfafaf000 | |
relation.isAuthorOfPublication | e502af87-795d-4edb-b9e0-7541da4e42d8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d | |
relation.isProjectOfPublication | 71c2c49f-ae30-4929-9ea7-dcd5aad64ab5 | |
relation.isProjectOfPublication | ac59ac83-d352-4988-8575-44825e864e9d | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | ac59ac83-d352-4988-8575-44825e864e9d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Castelo Braz Seara 2024-Txs Sonoros-vf-TROPO.pdf
- Size:
- 528.28 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: