Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

DA VIDA DA ESCOLA À ESCOLA DA VIDA: QUADROS DE SOCIALIZAÇÃO E TRAJECTÓRIAS SOCIAIS

Authors

Publications

Reconocimiento de competencias experienciales de adultos, en Portugal (2001-2011): hallazgos y debilidades
Publication . Abrantes, Pedro; Aníbal, Alexandra
Basados en una tesis de doctorado y en un proyecto de post-doctorado en este tema, los dos autores describen y analizan el programa de reconocimiento, validación y certificación de competencias experienciales (RVCC) desarrollado en Portugal, en la primera década del siglo XXI, permitiendo la mejora de los niveles educativos de más de un 5% de la población. El primer apartado debate los fundamentos teóricos y metodológicos del modelo innovador que se ha creado para la educación y acreditación de adultos. En el segundo, se detallan los agentes, etapas y dinámicas del proceso de RVCC. El tercero sintetiza las principales evaluaciones nacionales del programa que se han llevado a cabo. Y el cuarto apartado subraya algunos resultados de investigaciones cualitativas recientes de los autores sobre las dinámicas sociales generadas por el programa. En la conclusión, se reflexiona sobre los logros y fracasos del programa, proponiendo algunas pautas para futuros planteamientos en este campo.
De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
Publication . Abrantes, Pedro
O artigo desenvolve uma abordagem biográfica dos processos de socialização, equacionando teorias clássicas e recentes das ciências sociais, à luz da análise de 53 autobiografias de trabalhadores portugueses, produzidas no quadro de um programa inovador de educação de adultos. Depois da discussão teórica e metodológica, em diálogo com avanços recentes no campo das neurociências, defende-se uma noção de socialização em três níveis distintos, ainda que articulados: emocional, prático e reflexivo.
Quantas vidas cabem numa vida?: da autobiografia de 52 trabalhadores ao caso de um funcionário administrativo
Publication . Abrantes, Pedro
O artigo centra-se na tensão entre unidade e pluralidade dos percursos de vida. Como os indivíduos representam a sua vida? Até que ponto a desdobram em etapas e dimensões? Explora-se a utilidade de estudos recentes da socialização e do curso de vida. Apresenta-se um dispositivo de análise de autobiografias. Analisa-se em profundidade uma autobiografia e discutem-se padrões observados em 52. Concluímos que a classe trabalhadora, em Portugal, caracteriza-se por um desdobramento mitigado da vida em etapas e dimensões da vida, destacando-se a dicotomia entre vida laboral e familiar, ainda que se observem múltiplas interseções, tensões e ambiguidades, associadas à precariedade das condições de vida.
Gendering social mobility: a comparative perspective on the nexus of education and class across Europe
Publication . Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel
Research on social mobility typically acknowledges the relevance of gender. However, gender-based differences still lack extensive description and explanation. This article starts by reviewing a number of influential contributions on social mobility, educational systems and employment change, as well as important critiques raised in feminist scholarship with regard to these topics of enquiry. We argue that class analysis should not only document asymmetry between men and women in greater detail, but also incorporate it as a piece of explanatory value in the understanding of social mobility at large. This is attempted by examining the data of the European Social Survey covering 22 countries. Drawing on this large-scale data set, we will demonstrate that the transformation of employment structures favours particular forms of upward mobility, which coexist with the resilience of gender inequality in accessing affluent classes. The impact of gender on the nexus between social background, educational attainment and class position is far from uniform in Europe, with significant variation across classes, countries and fields of study.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

Funding Award Number

SFRH/BPD/63608/2009

ID