Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Untitled

Authors

Publications

Orpheu em olhar dialógico
Publication . Vila Maior, Dionísio
Com este estudo, procuramos comprovar, no essencial, a revogação do sentido do “dialogismo”, incidindo a atenção na geração de Orpheu, no que ao olhar literário e histórico-literário essencialmente diz respeito.
Língua portuguesa, identidade e ‘Mística Coletiva’
Publication . Vila Maior, Dionísio
Com este estudo, apoiando-nos na Teoria da Linguagem e na Teoria do Sujeito, equacionamos o termo e conceito de “Identidade”, sem nunca esta atitude se comprometer com premissas coniventes com qualquer tipo de discurso ideológico (circunscrevendo-se, antes, esse equacionamento a um âmbito literário e linguístico-cultural). Desenvolvemos uma reflexão que converge em dois sentidos: um, concordante com considerações em redor da “identidade histórico-cultural”; o outro, dirigido por um posicionamento linguístico-cultural. As reflexões desenvolvidas sublinham a noção segundo a qual o reforço da identidade de uma Comunidade resulta (também) da consciencialização de um acervo de informações que a memória cultural dessa Comunidade propicia.
Fialho de Almeida e a (pre)visão do Modernismo
Publication . Vila Maior, Dionísio
Analisamos e lemos a contextura literária e ideológica de Fialho de Almeida, contextura essa que permitirá encará-lo, de um ponto de vista estético-literário, numa relação dialógica com alguns escritores do final do século XIX e com alguns dos nossos Modernistas. Para além disso, e concomitantemente, analisa-se a presença (enquanto autor [empírico] e personagem [literária]) do “escritor” Fialho de Almeida em alguns dos nossos modernistas.
Fernando Pessoa
Publication . Vila Maior, Dionísio
Desenvolvemos um estudo didático sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos.
Camilo Pessanha e a figuração do espírito subjetivo
Publication . Vila Maior, Dionísio
Desenvolve-se uma reflexão crítica sobre alguns dos poemas de Camilo Pessanha, mostrando algumas das linhas diretrizes que delimitam a problemática de um sujeito em crise e que ressumam de uma íntima relação entre sujeito poético e texto poético. Nesse sentido: por um lado, fundamenta-se uma matriz operatória que particularize uma crise do sujeito poético e, por outro, equaciona-se alguns instrumentos operatórios que ajudarão a legitimar o que pode ser entendido como o pressentimento (contemplativo) de um absoluto.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

5876

Funding Award Number

UID/ELT/00077/2013

ID