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da Silva Ferreira Gomes, Maria João

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  • e-Learning para e-formadores: formação de docentes universitários
    Publication . Dias, Ana Augusta; Dias, Paulo; Gomes, Maria João
    Nesta comunicação pretende-se apresentar o "Projecto de Formação para e-Formadores” criado pela TecMinho/Interface da Universidade do Minho e implementado numa experimentação formativa junto de docentes desta Universidade. Com este projecto foram concebidos um conjunto de recursos didácticos (em formato impresso e em formato digital), constituídos por diversos produtos, para serem utilizados na implementação de cursos de Formação para e-Formadores. O Curso de Formação de e-Formadores foi desenhado de modo a ser pragmático e de utilidade imediata para o formando (Formador ou Professor da Universidade do Minho) no sentido de lhe proporcionar competências e meios que lhe facilitem a utilização das tecnologias e das estratégias pedagógicas e comunicacionais necessárias no contexto da e-aprendizagem. A avaliação da implementação deste curso e a avaliação dos recursos didácticos desenvolvidos foi efectuada por uma equipa de especialistas do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Nesta comunicação desenvolve-se o processo de concepção e o projecto de desenvolvimento de conteúdos “blended” (e de recursos didácticos de apoio ao curso) desehados com vista à implementação do curso, que teve um total de 21 horas presenciais e 63 horas online (conteúdos, colaborações, interacções, actividades individuais e de grupo).
  • Avaliação digital no ensino superior em Portugal: primeiros resultados
    Publication . Gomes, Maria João; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina
    A avaliação de competências requer uma abordagem que integre conhecimento, habilidades e atitudes, implicando o recurso a diversas estratégias de avaliação. Neste contexto, temos assistido à emergência de um novo conceito, designado por vários autores como cultura da avaliação. Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem do ensino superior têm também promovido a utilização de novas estratégias de avaliação eletrónica. Portanto, torna-se importante repensar o conceito de qualidade da avaliação nos contextos de educação superior online e, particularmente, como desenvolver na atualidade novos cenários de aprendizagem. Neste texto apresentamos um novo quadro teórico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensões - autenticidade, consistência, transparência e viabilidade – cada uma delas integrando um conjunto de parâmetros, que visa promover a qualidade das estratégias de avaliação em uso. Com base neste quadro teórico discutem-se ainda os primeiros dados do trabalho de campo realizado, considerando os resultados de um questionário sobre a utilização das tecnologias e serviços digitais para a avaliação (digital), aplicado a professores de todas as universidades públicas portuguesas.