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Casas Novas Marques da Cunha Monteiro, Vera Cristina
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- A pesquisa na internet como foco de uma estratégia para a aprendizagem da químicaPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaO artigo baseia-se num estudo de caso efetuado com alunos do ensino básico acerca da utilização da pesquisa na Internet, em aulas de Ciências Físico-Químicas. Descreve-se de que modo a utilização da Internet foi integrada na prática quotidiana da sala de aula. Foi adotada uma metodologia qualitativa para recolha e tratamento de dados. A recolha incluiu observações e notas de campo, registos escritos diários dos alunos, gravações áudio e vídeo e um questionário final individual. Os dados foram analisados tentando apurar de que modo o uso integrado da Internet, enquanto fonte de informação e recurso partilhado pela turma, suportou e fomentou interações comunicacionais, a colaboração e a produção conjunta. Se de início os alunos se moviam ao acaso, eles foram progressivamente adquirindo estratégias de pesquisa adaptadas ao objetivo da procura, tornando-se simultaneamente mais críticos e cuidadosos. Pelo que, os resultados sugerem que este tipo de abordagem integrada, embora complexa, resulta na realização de aprendizagens que se enquadram no âmbito da aquisição de literacia científica, tais como: pesquisa e seleção de informação em função de questões especificas; comunicação, oral e escrita; discussão de ideias e factos científicos; colaboração e participação competente em empreendimentos valorizados socialmente. Destaca-se, ainda, a importância e a natureza do papel do professor em todo o processo.
- O Blog como elemento agregador numa comunidade de aprendizagemPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaO artigo baseia-se num estudo de caso acerca do trabalho de pesquisa na Internet, no ensino básico, enquanto potenciador da emergência de uma comunidade de aprendizagem e destaca a utilização pedagógica do blogue enquanto recurso partilhado pela comunidade emergente, para construção solidária do conhecimento e suporte das suas interações. Na perspetiva deste estudo, o blogue inclui-se no chamado social software introduzido pela Web 2.0. Este tipo de software permite colocar as pessoas a colaborarem e aprenderem umas com as outras, no seio das comunidades de aprendizagem a que pertencem. A sua utilização tem por isso, do nosso ponto de vista, grandes potencialidades no desenvolvimento de novas abordagens educacionais, que ofereçam formas de participação e envolvimento que sejam fonte de identidade para os alunos. O conceito de comunidade de aprendizagem adotado baseia-se no pressuposto de Wenger (1998) de que aprender é um processo inerentemente social, que resulta da tensão entre a experiência pessoal e o conhecimento que os outros trazem para a comunidade, donde existe uma razão lógica para o envolvimento e utilização do social software, neste caso do blogue. São diversas as modalidades em que os blogues podem ser usados em educação. No estudo que relatamos adotou-se a interação direta entre pares, mediada pelo professor. O contexto foi o de Educação em Ciência, nas aulas de Ciências Físico-Químicas, numa turma do 7º ano de escolaridade. As atividades propostas aos alunos foram de pesquisa na Internet, recolha de informação, redação e publicação de textos, discussão on-line e offline. Os alunos trabalharam em grupo e foi criado um blogue de turma, que sustentou e potenciou a comunicação intergrupos. Concluímos que este processo de usar o blogue para responder a questões colocadas pelos colegas, estimulou o pensamento crítico e o desenvolvimento de literacia científica e digital. Foi crucial a intervenção do professor, monitorizando o blogue e questionando os alunos. Enquanto espaço virtual de partilha de recursos, o blogue funcionou, por um lado, como uma espécie de memória coletiva, espelho do percurso intelectual da turma; por outro, ao sustentar a interdependência entre todos, potenciou a responsabilização de cada um enquanto recurso valioso para os outros.