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Schlemmer, Eliane

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  • Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife
    Publication . Menezes, Janaína; Schlemmer, Eliane; La Rocca, Fabio; Moreira, J. António
    Experienciar a cidade enquanto espaço de aprendizagem implica entrelaçamento de seus vários tempos, espaços e de suas dimensões humanas e não humanas, digitais, biológicas, históricas, econômicas, etc. Entender a cidade como entidade viva, complexa e comunicativa se afasta da visão antropocêntrica de mundo e instaura outras formas de comunicação, habitação e aprendizagem. Portanto, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma prática pedagógica gamificada cujo objetivo é compreender como o coengendramento dos diversos entes constituintes da cidade produz o pensamento computacional na perspectiva da aprendizagem inventiva, segundo uma proposta de Educação OnLIFE. Tal prática integra o projeto de pesquisa A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financiado pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social, e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. O estudo, qualitativo, apropria-se do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Como resultado, apresentam-se pistas que permitem compreender a emergência do pensamento computacional para explorar a cidade, bem como a necessidade de inovação de práticas pedagógicas a partir da problematização do mundo para uma Educação conectada com a vida.
  • Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE
    Publication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. António
    A sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFE