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- Relações possíveis entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação onlinePublication . Locatelli, Ederson Luiz; Schlemmer, ElianeDevido ao crescimento acelerado da oferta de cursos na modalidade a distância, os projetos de EaD têm nos trazido uma série de questões a serem refletidas. Estas questões, que estão diretamente ligadas à concepção e gestão, tem ligação direta com o perfil de egresso que se pretende formar. No contexto brasileiro, a cada ano, mais de uma centena de cursos é ofertada, o que acaba por envolver um número cada vez maior de profissionais e alunos. A forma como está sendo concebida e gerida merece uma atenção especial pois tem resultado em algumas consequências: evasão; desafios organizacionais de uma instituição presencial que passa a oferecer EaD; custo da produção de cursos; inconsistência de cursos ofertados na modalidade de EaD; mercado de trabalho ainda não reconhece em grande parte, os cursos de graduação na modalidade EaD da mesma forma que os cursos presenciais; formatação inadequada dos projetos, etc. Buscando problematizar e apresentar outras alternativas para a elaboração dos projetos de Educação a Distância, este projeto de pesquisa apoiar-se-á no Design Estratégico para qualificar estes processos. Com a evolução do Design Industrial que era pensar produto, o Design Estratégico é uma disciplina recente dentro da grande área do Design, deixando de pensar somente em produto e passa a pensar de maneira mais complexa, na estratégia. Para Zurlo (2010), Design estratégico é, como a complexidade, uma palavra problema. Um sistema aberto que inclui diversos pontos de vista, modelos interpretativos articulados e várias disciplinas. Dizer que a educação passa a ser pensada a partir da complexidade, pode-se afirmar que mais elementos são levados em consideração ao se projetar. Que não somente os materiais, mas os sujeitos, docentes, tecnologias, mediação... passam a ser considerados na projetação tendo como foco os cenários possíveis. Essa pesquisa será de natureza aplicada, pois o conhecimento gerado visa aprimorar o trabalho no design de educação online, e apresentará uma abordagem qualitativa e quantitativa. Além disso, configura-se ainda como uma pesquisa exploratória, sendo que o problema de pesquisa será aperfeiçoado ao longo de todo o trabalho. Também, pode-se atribuir a esta pesquisa como uma pesquisa bibliográfica e documental, pois serão utilizados materiais já publicados, os projetos das instituições e entrevistas com os profissionais envolvimentos. Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a oferta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância e desenvolve-se com o seguinte problema de investigação: que relações são possíveis estabelecer entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online, tendo como foco os cursos de Pedagogia a Distância? Diante do problema exposto, o objetivo geral é mapear o cenário, elencar e analisar os principais projetos de Licenciatura em Pedagogia a Distância no Brasil. São objetivos específicos: •Quais são os pressupostos para a elaboração de projeto de EaD? •Como são desenhados os projetos de curso de Pedagogia online? •Quais diretrizes orientam? •Quais as contribuições do Design Estratégico para pensar a criação de projeto na Educação online?
- Formação continuada em rede online de professores da educação básicaPublication . Locatelli, Ederson Luiz; Schlemmer, Eliane; Fischer, Maria Cecilia BuenoAo tratarmos de formação de professores, estamos nos referindo aos processos que contribuem para a constituição de competências do profissional que vai atuar na Educação Básica, compreendendo-a em toda sua complexidade, dados os desafios da contemporaneidade. Se nos voltarmos para a Universidade, enquanto instituição responsável pela formação inicial dos professores, temos que questionar como é que os cursos de licenciatura estão dando conta dessa tarefa. Todas essas questões, entre outras, vão constituindo a identidade profissional dos professores na contemporaneidade e pensar sua formação, portanto, significa pensá-la para além da formação inicial. Este artigo tratará de um projeto realizado com os professores da Rede Jesuíta de Educação no Brasil chamado Programa Loyola que vem proporcionando momentos de formação docente. A formação docente procura, através da modalidade a distância, uma nova forma de se apropriar das bases educativas jesuítas, tendo em vista o apostolado da educação. Com isso, a cibercultura torna-se um meio de capacitação docente nesse contexto, porque proporciona a criação de um espaço comum, onde, com o apoio das Tecnologias Digitais Virtuais - TDVs, é possível a interação entre docentes. O método científico utilizado na pesquisa foi uma abordagem qualitativa, configurando-se de forma exploratória e utilizando os procedimentos técnicos do estudo de caso e classificada como uma pesquisa bibliográfica e documental. Um dos objetivos da pesquisa foi como estimular a aprendizagem online, em rede, de forma que os professores, mesmo estando dispersos geograficamente, sintam-se pertencentes a um mesmo grupo que compartilha pressupostos comuns. Além deste, procurou verificar como propiciar o compartilhamento de experiências e a aprendizagem online, em rede. A aprendizagem em rede se deu de forma desafiadora, mas com um resultado satisfatório. O que moveu o grupo desde o início foi a curiosidade em aprender sobre uma nova tecnologia para trabalhar com os alunos.