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- Adopção do Electronic Data Interchange na indústria automóvel: um estudo nas empresas de componentes em PortugalPublication . Negas, Mário Carrilho; Caldeira, Mário Maciel; Gonçalves, AmílcarO EDI (Electronic Data Interchange) abriu uma janela de oportunidade para as empresas se tornarem mais competitivas, não só pela via dos processos produtivos e serviços, mas também nas práticas organizacionais e de gestão, onde a sua própria capacidade de iniciativa desempenha um papel positivamente diferenciador. Sabemos que uma das formas que as empresas têm encontrado para a melhoria da coordenação entre os diferentes agentes económicos, elos, de uma cadeia produtiva é através da adopção de tecnologias de informação e comunicação procurando uma mais eficaz e eficiente troca de informação e controlo, sendo os IOS (Interorganizational Systems) um dos meios encontrados de operacionalizar tais objectivos. O EDI é eventualmente o mais conhecido dos IOS, sendo utilizado na indústria automóvel há já vários anos. O presente estudo procura identificar quais os factores: a) que influenciam o sucesso na iniciação e implementação do EDI na indústria automóvel Portuguesa, e classificar esses factores de acordo com a sua importância; b) que promovem uma maior integração dos sistemas interorganizacionais com base no EDI entre parceiros comerciais; c) entender qual o potencial impacto do EDI nas empresas da indústria automóvel Portuguesa. Assim, pretende-se a discussão desses factores e as suas implicações na efectiva utilização do EDI. O estudo segue a perspectiva crítica, onde se procura perceber o fenómeno, através da compreensão e interpretação do fenómeno em estudo, penetrando no contexto empresarial e no mundo profissional dos sujeitos que ai interagem. Ao se tratar de um fenómeno contemporâneo, a problemática dos factores de sucesso do EDI no contexto das empresas, logo uma situação real, onde a realidade é dinâmica, evolutiva e interactiva, enquadra-se no domínio da investigação sobre Sistemas de Informação, a metodologia utilizada é o estudo de caso. No âmbito desta metodologia foram recolhidos e analisados 40 questionários, de um conjunto de dez empresas, e foram realizadas dezoito entrevistas a responsáveis com responsabilidades de direcção nas áreas dos Sistemas de Informação e Logística. Os factores identificados como associados ao sucesso do EDI foram estruturados de acordo com as seguintes dimensões: iniciação; implementação; e integração (Kwon e Zmud, 1987; Cooper e Zmud, 1990; Rogers, 2003), e identificada a relevância dos mesmos em cada dimensão. A investigação demonstra que os factores influenciadores do sucesso do EDI exercem influências diferentes de acordo com características organizacionais, e também são distintos os posicionamentos e benefícios obtidos pelas empresas com o uso do EDI. As conclusões a que o estudo chegou foram validadas com o recurso à aplicação dos modelos teóricos de Lummus e Duclos (1995) e de Massetti e Zmud (1996).