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- Barbarus ad portas: a agressividade verbal em comentários na rede social FacebookPublication . Seara, Isabel; Cabral, Ana Lúcia TinocoO presente artigo discute a problemática da representação de migrantes refugiados na Europa, Portugal, e na América Latina, Brasil. Focalizando a violência verbal na web, neste estudo pretende-se analisar comentários de usuários do Facebook, destacando o argumento ad hominem como estratégia para macular a imagem dos migrantes refugiados, o trabalho observa duas formas de materialização desse argumento: o ataque pessoal direto e o ataque pessoal indireto. São analisadas as estratégias verbais que permitem desqualificar migrantes refugiados e representá-los negativamente. O quadro teórico é tributário da análise do discurso em diálogo com a retórica, representada pelas pesquisas de Amossy (1999, 2014b), entre outros, complementando-se em estudos sobre interações em redes sociais (Castells, 2013), e sobre violência verbal (Culpeper, 2008; Bousfield, 2008), em particular a violência verbal na internet e nas redes sociais (Castells, 2013; Rodeghiero, 2012). A análise discursiva-pragmática foi efetuada num corpus de mensagens no Facebook, recolhidas entre julho e agosto de 2017, sobre a crise migratória na Europa, e recolhidas em agosto de 2018, sobre a imigração de venezuelanos para o Brasil. O estudo permite-nos comprovar que, numa era em que as redes sociais disseminam e contagiam, através da palavra escrita, as opiniões livres de todos os que anteriormente não tinham acesso à expressão pública da sua opinião, as estratégias desvalorizadoras e agressivas dominam os comentários nas redes sociais e veiculam posicionamentos que visam excluir o migrante, considerado como perturbador de uma ordem estabelecida.
- Argumentação e impolidez: o post nas instâncias da interaçãoPublication . Albuquerque, Rodrigo; Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dos; Mattedi Tomazi, MichelineA partir da convergência teórica dos estudos de (im)polidez e de argumentação, este artigo busca analisar estratégias linguístico-discursivas (im)polidas que subjazem aos posicionamentos dos leitores que opinam, no Facebook, sobre a notícia “Moradores de rua se casam em avenida de BH”. Para a construção da base teórica, convocam-se trabalhos afiliados aos estudos da (im)polidez (LAKOFF, 1973; LEECH, 1983; BROWN; LEVINSON, 1987; CULPEPER, 1996) e da argumentação (ROULET, 1989; AMOSSY, 2000; 2009; 2017; RODRIGUES, 2011). Sob a orientação de um paradigma qualitativo, foram analisados 22 comentários referentes à referida notícia, veiculada em 2019 no Facebook do Portal G1. Como resultados, percebeu-se, no corpus, que as interlocuções foram permeadas por diversas estratégias linguístico-discursivas que visavam a ridicularizar o casamento coletivo realizado em Belo Horizonte (BH), revelando um discurso marcadamente agressivo e impolido.
- Os emojis como marcadores discursivos nas redes sociais: análise contrastiva em português e em francêsPublication . Seara, Isabel; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, IsabelO objetivo deste estudo é o de analisar os emojis enquanto representações icónicas do verbal e do paraverbal, mostrando que, para além do seu valor lúdico, estético ou distintivo, encerram várias funções semântico-pragmáticas, nomeadamente como marcadores discursivos. Corroborando as reflexões de Lombart (2018) e de Dresner & Herring (2010), mostraremos que os emojis assumem funções similares às dos marcadores discursivos convencionais, nomeadamente a expressiva, interpretativa, relacional, de atenuação e de intensificação, e de cortesia (Marcoccia & Gauducheau, 2007a, 2007b). Pretende-se, através de uma metodologia qualitativa, demonstrar que os emojis estabelecem uma relação dialógica e que o seu estatuto icónico tem um papel essencial na dinâmica das interações, pois incitam os interlocutores a descortinar inferências do conteúdo proposicional dos enunciados escritos, podendo ser de redundância, de diferença e de oposição (Klinkenberg, 2009).A análise discursiva-pragmática, alicerçada sobretudo nos trabalhos de Searle (2009), Marcoccia (2000b), Baron (2008) e Yus (2011), centrar-se-á num corpus de posts e comentários recolhidos nas páginas oficiais de dois grandes clubes europeus de futebol, no caso de Portugal, o Sporting Clube de Portugal e, no caso da França, o Paris Saint Germain.