Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Reis, Cristina de Araújo Ramos

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Elementos de tecnologia assistiva em jogos sérios: reinventando a escola na perspectiva inclusiva para o estudante com deficiência
    Publication . Pereira, Elen Gomes ; Reis, Cristina de Araújo Ramos
    O presente estudo tem como objetivo compartilhar reflexões e práticas no âmbito dos recursos digitais diante o contexto de uma educação com perspectiva inclusiva para pessoas com deficiência. Adotou-se a metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica baseada em autores que discutem o modelo social da pessoa com deficiência, da acessibilidade, da Tecnologia Assistivan (TA), da área de jogos sérios que podem incluir pessoas com deficiência e, mais especificamente, da área educacional. Esses estudos destacam a importância de desenvolver jogos sérios com uma abordagem flexível para atender à diversidade dos estudantes com deficiência. No primeiro estudo, a acessibilidade foi abordada com foco especialmente nas dimensões visual, auditiva e física. No segundo, foram definidas algumas diretrizes para o uso de jogos sérios por pessoas com deficiência intelectual em dispositivos móveis. No terceiro, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para avaliar estudos sobre jogos sérios para pessoas com deficiência intelectual, com o intuito de facilitar sua implementação no contexto educacional. Podemos concluir que os jogos sérios são uma ferramenta valiosa no processo de inclusão de estudantes com deficiência. Porém, é fundamental estar atento à inserção de elementos de TA nesses jogos oportunizando a participação das pessoas com deficiência e grupos de pesquisa na área com universidades desde o início do projeto do jogo até sua produção e difusão, a fim de garantir que suas dimensões de acessibilidade sejam adequadamente atendidas.