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- Avaliação da acessibilidade aos parques urbanos de Coimbra para três modos de transportePublication . Pais, Filipe; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo NatividadeOs parques urbanos são um dos principais equipamentos de lazer, com impacte benéfico na qualidade de vida dos habitantes das cidades. Nesta pesquisa apresenta-se um estudo de acessibilidade aos parques urbanos da cidade de Coimbra, Portugal. Foi considerado o tipo de entrada nestes espaços: ponto, múltiplos pontos ou poligonal contínuo, e três modos de transporte: pedonal, bicicleta e automóvel. A acessibilidade foi calculada de acordo com a definição clássica de acessibilidade como desutilidade e função da impedância entre origens (pontos na malha urbana) e destinos (entradas nos parques). A função de impedância escolhida foi a log-logística e os cálculos foram efetuados no sistema de informação geográfica ArcGIS. Os resultados, apresentados sob a forma de mapas de probabilidade de realização da viagem por cada um dos modos considerados, revelam que apenas as zonas mais centrais da cidade estão bem servidas pelos modos ativos.
- Avaliação multicritério de infraestruturas pedonais: um estudo à escala de uma cidadePublication . Pais, Filipe; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo NatividadeOs passeios são o suporte urbano do modo de transporte pedonal, um modo importante tanto por si só como pelo facto de praticamente toda a viagem em cidade conter uma componente pedonal. É assim crucial para os decisores municipais avaliar e monitorizar o estado destas infraestruturas. Este trabalho aplica uma metodologia multicritério para avaliação da qualidade dos passeios a um caso de estudo de dimensão média, a cidade de Coimbra, Portugal. A avaliação é feita com vista ao posterior melhoramento dos passeios, pelo que considera apenas critérios intervencionáveis pelas autoridades municipais, e foi desenvolvida para permitir um levantamento expedito e escalável, mesmo com escassos recursos humanos à disposição para a recolha de dados. O caso de estudo comprova a escalabilidade da metodologia e os resultados revelam uma disparidade muito significativa de qualidade entre os passeios analisados, mesmo dentro da mesma área geográfica.