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  • A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Ferreira, António Gomes
    Este trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital.
  • O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
    Publication . Clemente, Bianca Jussara Borges; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias
    As Humanidades Digitais abarcam estudos interdisciplinares sobre novas narrativas e ferramentas digitais, como também, como esses elementos do ciberespaço e da cibercultura perpassam os cotidianos e contribuem para alavancar novos projetos e performances educacionais. Nesse trabalho apresentamos e discutimos os encaminhamentos de inserção do gênero digital fanfiction, dos espaços digitais de autoria em propostas educacionais. Para tanto, os sujeitos contemporâneos, em espaços digitais, são confrontados a interagir, elaborar e a compartilhar autorias próprias, coautorias, autorias múltiplas/coletivas em espaços digitais e espaços escolares. Assim, os construtos teóricos que fundamentam esse trabalho partem de diversos campos do conhecimento, estabelecendo assim o caráter interdisciplinar ao dialogar com as teorias sobre ciberespaço e cibercultura que são elencados como enquadres teóricos. Esse estudo está fundamentado no paradigma qualitativo, encaminhando-se a uma investigação empírica seguida pela discussão da geração dos dados. A relevância dessa pesquisa está situada na elaboração de encaminhamentos teóricos possíveis sobre as novas perspectivas literárias em espaços digitais, sobretudo, a partir das propostas educacionais de elaboração/consumo do gênero digital fanfiction em contextos escolares.
  • Sujeitos contemporâneos e o gênero digital fanfiction
    Publication . Clemente, Bianca Jussara Borges; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias
    Em meio aos dispositivos e aplicativos digitais, as telas dos aparelhos de televisão, computadores e smartphones são recursos que auxiliam e disponibilizam novas configurações de práticas sociais e de literacias mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. No âmbito de tais práticas são forjados novos comportamentos, posturas, ideologias e modos de interagir em comunidades virtuais por meio de gêneros digitais, como o fanfiction. Os estudos contemporâneos avalizam o diálogo com outros campos, tais como, as Humanidades Digitais que teorizam os fenômenos da coexistência entre o humano e o digital em simbiose e hibridização das relações da linguagem aos fenômenos sociais em espaços digitais.
  • Educação, formação e transformação digital em estabelecimentos prisionais
    Publication . Moreira, J. António; Caeiro, Domingos; Trindade, Sara Dias
    A educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão, e tendo em consideração as Recomendações do Conselho da Europa referentes à Educação nas Prisões e as Regras das prisões europeias, os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação. Partindo, pois, destes pressupostos, nesta obra apresentam-se um conjunto de textos de autores de várias nacionalidades que indagam e exploram a importância do desenvolvimento dos processos educacionais em contexto de reclusão, especificamente no que diz respeito à utilização de tecnologias e plataformas digitais.