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- Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino SuperiorPublication . Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias; Melo, Thiago AnchietaA contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno.
- Teachers’ digital competences in higher education in Portugal and SpainPublication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; García, Juan Gabriel; Garrido Pintado, Pablo; Mas Miguel, AnaThe potential of DTIC has brought new and emerging challenges to teachers, making it essential to acquire digital competences, especially in virtual learning environments and online technologies. In this sense, based on the DigCompEdu CheckIn self-assessment questionnaire, validated for the Portuguese population by earlier studies, this research aims to identify the most fragile and robust areas of digital competences of Portuguese and Spanish university teachers. The quantitative methodological approach emphasizes teachers’ perception of their digital competences in three dimensions: teachers’ professional competences, teachers’ pedagogical competences and students’ competences and involved 347 teachers from Portugal and Spain. The results show that teachers of the two institutions have an overall moderate level of digital proficiency–level B1 and B2–and that the differences encountered between Portuguese and Spanish teachers (for example, Portuguese teachers have level A2 in area 4–assessment–, while Spanish teachers are already at level B2) highlight the need to invest in specific training that may address specific frailties, and therefore allow for the promotion of their digital competences. Results relating to teaching experience and age show that there is no direct relation between either factor or being digitally competent. Regarding gender, results reveal that men had slightly better results than women. Overall, what the results show is the need for teachers to increase the level of digital competence through specific training, prepared according to the specificities of each institution, and the importance of developing public policies that prepare teachers for a more digital education.