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  • Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António
    Esta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital.
  • Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores. Pedagogical digcompedu reloaded
    Publication . Moreira, José António; Trindade, Sara Dias; Knuppel, Maria Aparecida Crissi; Serra, Ilka
    Tendo em consideração os recentes desenvolvimentos relacionados com a emergência das tecnologias cognitivas de IA e das tecnologias imersivas, e da ausência na versão original do DigCompEdu de competências pedagógico-digitais relacionadas com a educação aberta e online, desenvolveu-se um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu integrando competências relacionadas, quer com os paradigmas da Educação Aberta e da Educação Digital em Rede, quer com a emergência da Inteligência Artificial Generativa em contexto educativo.