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  • Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João
    No presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta.
  • Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning
    Publication . Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina
    Este artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um momento extracurricular de confraternização. O artigo expõe um recorte dos resultados de um estudo de caso realizado sobre a Conferência myMPeL, 2011 para analisar a perceção da participação dos mestrandos no evento, com a finalidade de dar um contributo para a melhoria da organização de futuras edições da conferência do MPeL. Para o efeito foi aplicado aos participantes do myMPeL, 2011 um inquérito por questionário online. Os resultados encontrados apontaram para a capacidade de um evento deste tipo permitir a consolidação e/ou desenvolvimento de competências essenciais na Sociedade Digital e em Rede e, em especial, no mundo académico, tais como: desenvolvimento de trabalho colaborativo online; proficiência no manuseamento das Tecnologias de Informação e Comunicação; seleção adequada de ferramentas e serviços da Web para suporte e promoção da aprendizagem, coletiva e individual. As autoras avaliam como muito pertinente o estudo aprofundado da utilização de ferramentas e ambientes emergente da Web 2.0, utilizadas em todas as fases da conferência (conceção, preparação, realização, e follow up), como fatores potenciadores do grau de satisfação por parte de todos os intervenientes do evento. Conclui-se que a conferência myMPeL se confirmou como espaço de aprendizagem, permitindo a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências, momentos de socialização entre colegas de mestrado e entre estudantes e docentes, e a abertura do MPeL a uma comunidade de profissionais interessados na Educação a Distância e Elearning.
  • Conferências 2.0 como elemento potenciador da aprendizagem formal e informal
    Publication . Spilker, Maria João; Morgado, Lina
    As conferências definem-se como sendo momentos privilegiados nos quais acontece partilha e construção de conhecimentos entre profissionais de uma mesma especialidade, uma comunidade de interesse, que pode vir a constituir-se como uma comunidade de prática ou mesmo de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se um estudo cujo principal objetivo incide sobre a caraterização de diferentes formatos de conferências e sobre a aferição das potencialidades de eventos desta natureza, sustentados pela tecnologia, dando ênfase à aprendizagem resultante ou promovida através desta prática. O referencial teórico que baliza este estudo está dividido em duas grandes áreas, conferências académico-científicas, em geral, e conferências 2.0 sustentadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, em particular. Emprega-se uma abordagem qualitativa e descritiva de recolha e análise de dados. Partindo da revisão da literatura, foram desenvolvidos dois inquéritos por questionário online. Num primeiro questionário foram inquiridos organizadores de conferências internacionais dos últimos dois anos com a finalidade de caraterizar tipos de eventos, formas de planeamento e realização, assim como as ferramentas utilizadas. Em paralelo, num segundo questionário inquiriu-se sobre a Conferência myMPeL, 2011. As conclusões do estudo apontam para uma grande diversidade de eventos com caráter académico-científico. Há, contudo, evidências de uma subutilização dos serviços da Web 2.0 - indicativo de um desaproveitamento das valências destas ferramentas para potenciar a aprendizagem e fomentar ou consolidar comunidades de prática e/ou aprendizagem. Foi também possível concluir que as Conferências 2.0 constituem um vasto campo que merece ser objeto de investigação mais aprofundada, sobretudo por se visionar como um ponto de cruzamento de várias áreas do conhecimento, como sejam, Educação, Gestão, Marketing, Psicologia, detendo, por isso, uma dinâmica muito própria. Espera-se com este estudo poder não apenas contribuir para o sucesso de futuras edições da Conferência myMPeL, mas também de conferências académico-científicas sustentadas por Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente, da Web 2.0.
  • The use of web 2.0 tools to design a conference 2.0: a case study In online higher education
    Publication . Spilker, Maria João; Morgado, Lina
    Although the submission of papers and participation in academic conferences may be seen as a routine or even a mandatory task, especially when envisioning an academic career, there is little research in the area (de Vries & Pieters, 2007; Jacobs & McFarlane, 2005). Conferences can be an opportunity to learn, through sharing and knowledge construction. Their designed can stimulate the development of communities of practice (Wenger, 1998) and digital habits within communities and networks (Wenger, White, & Smith, 2009) and constitute the ideal vehicle to formal and informal learning and knowledge management (Wenger, McDermott, & Snyder, 2002). Conferences facilitate and enhance the creation of networks, they enable opportunities for informal learning and offer moments of socialization (Siemens, Tittenberger, & Anderson, 2008). Authors like Weller (2011) summarize the functions of a conference as follow: knowledge sharing, validation, networking, recognition and socializing.In this presentation we discuss a case study about the conference myMPeL, an annual conference organized and held from and for the learning community of an online master’s program.